sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Nossa Francisca

Chica acima de branco, raríiiiiiiiissimo esse momento, ela não gosta de fotos. Abriu exceção para sua querida Lilica ao lado dela de branco também. Lilica é um dos seus amores!

Francisca, Chica, Chiquinha.

Uma pessoa que dedicou a vida inteira a família Curvello. Especialmente minha Vó. Desde quando me entendo por gente que Chica faz parte de nossas vidas. Não sei aqui precisar o tempo. Mas garanto que é muito tempo! Acho que desde a infância de meus tios.

A casa de minha Vó, o Campo Grande 16. O “16”. A casa que é um coração aberto para todos nós. Chica é seu alicerce. A força, a energia e a pujança.

Chica sempre foi Chica. O tempo parece que não passa pra ela, sempre com a mesma fisionomia serena e respeitosa.

Minha boneca Beijoca - aquela boneca da infância - conheceu Chica. Todos que passaram e estão em nossas vidas conheceram Chica.

Ela tem um jeito Chica de ser. Vou parafrasear Roberto Carlos:

“Tenho às vezes vontade de ser
Novamente um menino
Muito embora você sempre acha que eu ainda sou”

Ela conhece a cada um da família, gostos, defeitos e qualidades. Como se todos fossem crianças ela faz as vontades. Sabe da farofa de Fátima, do mingau de Fernando, do iogurte de Lourdes, do bolo de Luís, que André é 5 estrelas. Chica vai de Tio João a Nicole com uma sabedoria impressionante.

Mas, o que mais impressiona é sua aceitação silenciosa, a sua leitura íntima de cada um, a sua total falta de orgulho, esse sentimento tão devastador que nos impede a compreensão.

Por essa ausência do orgulho ela é soberana nos sentimentos. Não fala de ninguém, não emite juízo de valor. É maravilhosa nas sua habilidades emocionais.

Mas quero também falar do talento de Chica na cozinha, apesar de não cozinhar mais. Não conheço frigideira de repolho, bobó de camarão, bife ao molho, arroz, lombo, enfim...não conheço nada melhor do que Chica na cozinha.

É um talento espontâneo que a faz ser assim: Francisca, Chica...nossa Chiquinha, que nunca nessa vida conseguiremos agradecer a ela.

Ela diz que não tem preferidos, mas aqui vou citar só 2: Luís e Fernando.

Quem tem coragem de dizer mais?

Uma coisa eu tenho certeza: não existe outra Chica no mundo. Só ela.

Obrigada Chica por tudo!!

A foto acima é de meus avós, a quem Chica serviu lidamente durante a vida deles.

2 comentários:

Unknown disse...

O meu MUITO OBRIGADA de todo coração à Chica!!!! Você é um ser iluminado. Um beijão,
Ane e família

Isabella Curvello disse...

Parabéns!!! Tudo que disse sobre Chiquinha foi perfeito, conseguiu traduzir na íntegra um ser humano bem complexo, mas ao mesmo tempo humilde e puro de coração. Amei!
Bjs
Isabella