terça-feira, 24 de novembro de 2009

Expresso do Oriente uma Viagem dos Sonhos









O Expresso do Oriente teve sua inauguração em 1883, um serviço de trem de longa distância que ligava Paris à Constantinopla - hoje Istambul. Sua rota foi alterada muitas vezes, ou por questões políticas ou por logística. Seus passageiros eram os milionários e a aristocracia européia. O trem tinha como destaque o serviço de uma cozinha refinadíssima, acompanhada dos melhores vinhos e champanhes. Já foi o trem mais luxuoso do mundo.
Em 1962 tanto a rota original do Expresso do Oriente quanto o Arlberg Orient Express são colocados fora de circulação, deixando apenas o Simplon Orient Express. No mesmo ano este também é retirado.
O Sr. James B. Sherwood, um magnata da hotelaria, o colocou novamente em circulação em 1977, graças a sua paixão por trens. Investiu 11 milhões de libras na restauração dos vagões-leito, vagões de poltronas e vagões-restaurante antigos num total de 35 carros. Voltou a circular em 25 de maio de 1982 unindo Londres à Veneza.
Não há chuveiro no Expresso do Oriente, somente lavabos, como o trem é tombado por um instituto de preservação não permite modificações na estrutura dos vagões. Assim para garantir o bem estar dos passageiros a cada 24 horas o trem para, e os passageiros descem e se hospedam num hotel, sendo que as diárias estão incluídas no pacote. Existem algumas formalidades que são exigidas como traje formal, e é proibido tênis e camisetas.
Um aspecto continua o mesmo: o luxo! A sofisticãção e elegância são encontrados nos talheres, copos, louças, toalhas e nas pessoas que se vestem impecavelmente e pagam por um pacote de seis noites US$ 9 mil, o valor inclui refeições - sem bebidas alcoólicas, passeios e hospedagens em todas as paradas.
Uma viagem que garante glamour e conforto! Um sonho!

Um comentário:

Verena disse...

Sonho Dourado!