segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Fórmula 1 larga na frente dos Eventos em São Paulo


"O Autódromo de Interlagos, em São Paulo, sedia nesta semana o evento mais lucrativo para a cidade em todo o ano, o GP Brasil de Fórmula 1. De acordo com a SPTuris (São Paulo Turismo), até o próximo domingo, a corrida deve movimentar cerca de 260 milhões de reais na cidade - 13% a mais que em 2008. É um dinheiro que percorre vários setores, como hotelaria, gastronomia e compras, além de fazer movimentar a economia. Em impostos, a prefeitura recolherá cerca de 15 milhões de reais em ISS (Imposto Sobre o Serviços).Nos três dias de GP - os treinos ocorrem hoje e amanhã e a corrida é no domingo -, o autódromo receberá um público estimado em 140 000 pessoas. Em média, são 85 000 turistas, dos quais 20% são estrangeiros. O número parece pequeno se comparado a 4 milhões de pessoas atraídas para a Virada Cultural (veja o quadro). "O perfil do público da Fórmula 1 é diferente de todos os outros eventos. O ingresso mais barato custa 400 reais", diz Caio Luiz de Carvalho, presidente da SPTuris. "Daí a diferença entre o número de espectadores e os valores arrecadados." A Virada Cultural movimenta 90 milhões de reais.

Nesta semana, a rede hoteleira está com uma taxa de ocupação de 90%. Os shoppings vendem mais e os bares e restaurantes atraem mais gente do que o normal. Para ter uma idéia, os gastos diários dos turistas brasileiros em 2008, neste mesmo período, correspondem a pouco mais de 600 reais. Já os estrangeiros, 600 dólares (cerca de 1 100 reais). Destes 600 dólares, são empregados 20,9% em hospedagem, 22,9% em alimentação, 22% em compras, 19,6% em lazer e 14,7% em transporte. A demanda é traduzida em mais ou menos 15 000 empregos diretos e indiretos na capital paulista.Segundo a presidente da Embratur, Jeanine Pires, o gasto diário do turista estrangeiro é altíssimo e raro no país. "As pessoas que vêm ao Brasil para congressos de medicina ou na área de tecnologia, por exemplo, gastam em média 275 dólares", diz.

Os 10 Eventos mais lucrativos de São Paulo:

Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1

Parada Gay

Salão do Automóvel

Bienal de São Paulo (de Artes)

Francal

Feira Hospitalar

Virada Cultural

SP Fashion Week

Couromoda

Salão Duas Rodas

Para turista ver - Além da movimentação econômica durante toda a semana da corrida, o evento serve também como propaganda turística. Cerca de 400 milhões de pessoas, de 62 países, assistirão o Grande Prêmio pela televisão, o que, de modo geral, atrai a atenção de mais gente e consequentemente mais visitantes. "O ganho aumenta se pensarmos que o cliente da Fórmula 1 não tem apenas um poder aquisitivo alto, mas tem excelente formação e é um formador de opinião", avalia Jeanine. "Ou seja, vai voltar para casa e recomendar São Paulo aos seus amigos." De acordo com uma pesquisa recente da Embratur, 90% dos turistas estrangeiros voltam para seus países com uma boa imagem das cidades visitadas no Brasil."

Fonte: Veja.com

Nenhum comentário: