sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Rio de Janeiro e Turismo







Inicialmente falo o obvio: o Rio de Janeiro continua lindo!
Isso é uma realidade. Podem existir balas perdidas, dengue, violência... Mas a sua beleza natural está lá. É um presente aos olhos de quem contempla.
Ser Turismologa num País com tantas belezas naturais, é uma dádiva. Possuímos oferta turística que causa inveja. E pessoas que dão uma “mãozinha” para ajudar nosso turismo.
O Rio de Janeiro precisa agradecer, e consequentemente o Brasil também. Afinal, o Rio passou a ser - e ainda é - o portão de entrada para os muitos turistas que chegam em nosso país.
Primeiramente agradecer a Deus. Todos os dias, pela beleza natural. Deus caprichou com todo esmero na sua criação: "Rio de Janeiro continua lindo e continua sendo..."
Talvez Deus já soubesse das mazelas sociais que viriam aí pensou: esta cidade precisa de muito mais beleza natural - foi mais generoso – deve ter sido para compensar a dor dos que ali iriam nascer morar e conviver com tantas injustiças.
Com certeza, deve ter sido isso! Ou então nós que estamos em outros lugares procuramos justificar tamanha beleza.
Saindo do Divino, vamos agradecer a D. João. O Rio sem D. João não seria o mesmo. Ainda com todos os privilégios da sua paisagem. Não seria o mesmo.
O Rio ganhou com a vinda de D. João: o Jardim Botânico, reurbanização, Biblioteca Nacional, Teatro Real, Imprensa Régia, Museu Nacional e de Belas Artes, Banco do Brasil. Toda estrutura para abrigar a família e a corte Real.
Quem ganhou com isso?
O Rio de Janeiro claro!
Somado a tudo isso foi a Capital Federal até 21 de abril de 1961.
Muitos privilégios em um só lugar!
Mas, ainda teve o Presidente Getúlio Vargas, que contribuiu muito para a consolidação do Rio de Janeiro como o estado de maior visibilidade do país.
Getúlio precisava do apoio da Igreja Católica para aproximá-lo ainda mais do povo. Desejava criar uma imagem de pai do Brasil. E aí... inaugurou o Cristo Redentor.
Isso mesmo minha gente! O Cristo Redentor foi criado nesse contexto, para aumentar a popularidade de Getúlio. Getúlio e Igreja Católica uma união imbatível!
Jogada de mestre!
E assim cria o maior símbolo de “proteção” aos brasileiros e principalmente dele próprio.
Os braços abertos do Cristo se estendem não só ao Rio de Janeiro e torna-se o cartão postal “oficial” do Brasil. Ele abraça todo o Brasil, mais ainda, representa o manto protetor de Getúlio.
Assim o Cristo Redentor e o Rio de Janeiro é divulgado nacional e internacionalmente.
Percebe-se que nosso turismo sempre foi manipulado. Criado de acordo com interesses maiores. E assim continua... criando simbologias e lugares.
E o nosso Rio de Janeiro" continua lindo e continua sendo!
Rio de Janeiro, Fevereiro e Março... alô, alô realengo....aquele abraço"!

Um comentário:

Anônimo disse...

Já disse o grande poeta Cazuza: "Estranho o teu Cristo, Rio
Que olha tão longe, além
Com os braços sempre abertos
Mas sem proteger ninguém"

É isso aí. Bom saber da história.
abraço
Leo