terça-feira, 6 de maio de 2008

O que é Ser Turismólogo?



O que é Ser Turismólogo?
Valorização do Turismologo. Porque?São vários os motivos, se for elencar todos, não daria no blog!
 Primeiramente vamos para a terminologia: “Turismólogo”. Quando estamos em algum local que precisamos preencher alguma ficha, existem especificações - quase padrão, nome, endereço, data de nascimento e profissão! Aí é que o bicho pega! Se você escrever Tursimólogo, na maioria das vezes - perguntam: o que é isso? Logo de início pensam: alguma coisa ligada aoturismo: Vive de viajar!
Agora repasso para vocês leitores: o que é isso? O que é ser Turismólogo? 
Num País em que todas as pessoas de qualquer área se mete, e se mete mesmo! Não é exagero. Então voltando ao grande questionamento, o que é ser Turismólogo? Bem, minha gente, ser Turismólogo primeiramente é uma virtude, porque somos formados para pensar um Turismo sadio, harmonioso em todas as esferas. Evitar equívocos, como por exemplo: a exploração sexual, prostituição, tráfico, degradação do meio ambiente, especulação imobiliária, preços caros, falta de profissionalismo, desrespeito à comunidade e ao patrimônio material e imaterial; ufa... enfim planejar.
Aí... agora que foi esclarecido ligeiramente o que é ser Turismólogo, vamos pensar o Brasil.
Pense, vá fundo! Em todos os lugares turísticos do Brasil, que você conhece ou já ouviu falar, absolutamente todos. Pensou? Os lugares que você pensou reconheceu algum equívoco acima? Quantos?
Bem ser Turísmólogo é isso, evitar os equívocos! É unir planejamento, gestão e legislação.
Agora outra perguntinha. Juro a última! Onde estão os Turísmólogos desse País? Algum em cargos estratégicos? Minha gente... a resposta está aí! A maioria quando exercem alguma atividade no turismo geralmente são subordinados a alguém que NÃO É TURISMÓLOGO!
Muito difícil encontrá-lo na educação, ou em governos de todas as esferas, municipais, estaduais e federais.
Agora vai um desafio: se alguém souber de algum Secretário de Turismo que seja Turismólogo, ou esteja na frente de alguma instituição governamental que pense o Turismo, me diga por favor!
Faço uma ressalva, conheço o Secretário de Turismo de Pacatuba/Ceará e Aracati/Ceará que são Turismólogos, Adriano Teixeira e Iane Sampaio, respectivamente. Parabéns aos municípios.
Quem souber de outros, o Blog agradece a informação.Está na hora de mudar!
"...ostras nascem do lodo gerando pérolas finas..." Ederaldo Gentil
Eliane

Um comentário:

Anônimo disse...

É uma falta de respeito como os turismólogos são colocados de fora do trade. MUDANÇA JÁ ****