quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O acidente de Lars Grael - paixão pelo esporte acima de qualquer desafio


Em 06 de setembro de 1998 0 iatista Lars Grael, 34 anos, medalhista olímpico nos Jogos de Seul (1988) e Atlanta (1996), teve a perna direita decepada num acidente na Praia de Camburi, em Vitória, ES.


O barco de Lars, que participava da disputa da Taça Cidade de Vitória, foi atingido por uma lancha que invadiu a área reservada à prova. O choque destruiu parcialmente a embarcação. O iatista caiu na água e teve a perna amputada na altura do fêmur pela hélice da embarcação intrusa. Ele foi socorrido desacordado e sofreu uma parada cardíaca a caminho do hospital.Era o segundo dia da competição e Lars, ao lado de Anders Schmidt, vencera na abertura.Em pouco mais de 24h, Lars já respirava normalmente sem a ajuda de instrumentos. Conversou com sua mãe, agradeceu a Deus por estar vivo e escreveu um bilhete para a mulher, Renata, pedindo uma Coca-Cola. "Como sei que vocês não vão me dar mesmo, pode ser um copo de água", chegou a brincar.Os dias seguintes não seriam fáceis. Mas Lars estava determinado: coragem, simplicidade e superação. Três meses depois do acidente o iatista estava de volta, correndo uma regata festiva em seu clube, o Rio Sailingem Niterói. Aos poucos retomou a confiança e se readaptou. "Em nenhum momento eu senti qualquer rancor ou raiva da água ou da vela. Tudo que eu mais queria era voltar a minha vida normal e isso eu consegui".
Informações: Jb na História

Nenhum comentário: