quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Cães desfilam com elegância pelas ruas de Viena


Imagine levar seu cachorro para um passeio que inclua viagem no transporte coletivo. Ou entrar em uma loja ou no saguão de um hotel sem que as pessoas ao redor olhem com olhar de recriminação. Isso acontece cotidianamente em diferentes cidades da Europa, como em Viena, onde cães e donos podem dividir quase todos os mesmos espaços.

Viena, que conta com uma população de cerca de 1,7 milhão de habitantes, tem cem mil cães e 250 mil gatos, entre outros animais, segundo informações do site oficial da cidade (www.wien.gv.at). Como comparativo, a cidade de São Paulo tem aproximadamente 11 milhões de habitantes, 2,5 milhões de cães e 563 mil gatos cadastrados no RGA (Registro Geral Animal), de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde.
Com tanto animal de estimação, é comum ver os bichos, ao lado de seus donos, em espaços públicos, em vagões do metrô ou nos bondinhos vienenses.
No colo ou guiado por coleiras, eles demonstram estar habituados com o transporte coletivo. Não latem nem rosnam para os demais passageiros. Uns deitam logo ao entrar no vagão e aproveitam para descansar. Outros continuam alertas ao longo do trajeto.
Apesar da grande movimentação nos trens --que inclui moradores e turistas--, os passageiros, aparentemente, não se incomodam com a presença dos animais. E, sim, também há tarifa para eles no transporte coletivo.
A posse responsável é levada a sério, e os proprietários pagam uma taxa anual ao governo por animal de estimação.
O bom comportamento é visto também nas ruas, sempre limpas e munidas com equipamentos que disponibilizam aos donos saquinhos coletores de dejetos.
Informações e foto: Folha de São Paulo

Nenhum comentário: