quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Memorial Minas Gerais


Inaugurado em Belo Horizonte o Memorial Minas Gerais. Um museu que usa tecnologia para contar a história de Minas Gerais, com acervo assinado pelo designer Gringo Cardia e colaboradores. São 31 salas no prédio tombado da antiga Secretaria de Estado da Fazenda, na Praça da Liberdade, na região centro-sul da capital. O espaço foi aberto para visitação na terça-feira 30/11/2010.

"Eu só sou um tradutor de histórias que já existem. Meu papel aqui é só mostrar essas histórias de uma maneira interessante”, disse Cardia, justificando o objetivo do memorial em retratar a história e os costumes mineiros, do século XVIII até os dias atuais. Personagens ilustres, vilas barrocas, grandes autores, cidadãos comuns, moda, comida típica e futebol são temáticas contempladas.

A identidade do povo mineiro trouxe memórias da infância para outra visitante. “Minas está muito identificada aqui. As rendas, o congado, a religiosidade, o mobiliário das fazendas”, enumerou a empreendedora pública Reciane Mont’Alverne. As duas percorreram salas do memorial, dentre elas a de nome “Modernismo”.

O Memorial Minas Gerais é parte integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, complexo de centros culturais que vão funcionar em edifícios públicos no entorno da Praça da Liberdade. Para inauguração, estiveram presentes o presidente da Vale, Roger Agnelli, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, o senador eleito Aécio Neves, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda.

O prédio que hoje abriga o acervo foi inaugurado em 12 de dezembro de 1897, com a fundação de Belo Horizonte. Implantado numa parceria do governo de Minas com a mineradora Vale, o memorial recebeu R$ 27 milhões em investimentos. O espaço conta com uma cafeteria e auditório para 100 pessoas, midiateca e espaços para projetos educativos.

"Ficou lindo por mostrarmos um pouco da história de Minas, da civilização. A história do Brasil passa por Minas e a Vale está feliz por viabilizar esse projeto. A gente fica imaginando as crianças visitando cada uma dessas salas e ter um pouco de tecnologia, bem avançada. As crianças vão ficar encantadas de ver tudo e manter uma interação muito grande", disse o presidente da Vale

.O acervo já está aberto ao público, mas, inicialmente, é preciso agendar as visitas pelo telefone (31)3343-7317.

Nenhum comentário: