segunda-feira, 20 de julho de 2009

2 anos sem ele: ACM


Havia falado que só escreveria no blog quando retornasse de Salvador. Mas, não posso. A emoção não deixa. Hoje faz 2 anos que o Senador Antonio Carlos Magalhães nos deixou. E estou aqui, na terra que foi a razão da sua vida!
Ao andar pelas ruas inevitavelmente pensamos nele, em qualquer dia, não só hoje. Tudo aqui, todos os bairros e lugares tem um registro de ACM. Ele amou a Bahia como ninguém. Isso todo mundo sabe. Como disse ACM Neto: existem vários ACM's, porém todos tem em comum o amor pela Bahia. Dentro desse universo que abriga vários ACM's quero relatar um fato que aconteceu que para mim é uma das maiores manifestações estilo ACM de ser:
Campanha ACM 1990, trabalhávamos no movimento jovem, fui colocar gasolina no carro no Posto Cidadela, o bombeiro que me atendeu, David, ao ver os adesivos no carro: ACM/90, manifestou seu amor por ele e vontade de conhecê-lo. Uma das características mais fortes de ACM era que ele recebia todo mundo, na época o seu escritório político era no Jornal Correio da Bahia. Liguei para Isabel Meira, secretária dele na época e o encontro foi marcado. David era repentista. Quando chegamos fomos logo atendidos. David emocionadíssimo deu show! De versos e prosas conversaram e tiraram fotos e fomos embora. Passado os quatro anos do seu governo, veio a candidatura para o Governo da Bahia de Paulo Souto. Reunião pra lá, reunião pra cá, numa dessas reuniões fomos fazer a lista das lideranças que iríamos procurar. Na minha logo de cara coloquei: David/Posto Cidadela. Para minha surpresa o secretário de ACM, Sr. Edvaldo, me disse: Eliane, David morreu! Eu: Como? Como o senhor sabe? De quê? Sr. Edvaldo: Desde quando David veio aqui que o Governador ACM só abastacia seu carro particular no Posto Cidadela. David morreu de infarto.
Várias lições tirei desse fato. A maior de todas: ACM tinha um estilo seu, único e inigualável, valorizava as pessoas.
Saudades eternas!




Nenhum comentário: