sábado, 26 de novembro de 2011

Cientista elabora guia turístico para interessados no Planeta Marte


Os cientistas e simpatizantes já têm à disposição um guia turístico de Marte, uma obra que reúne os dados mais úteis do planeta vermelho, entre eles os lugares onde há maior abundância de água, relevo e até a roupa usar para se proteger do clima extremo.
A obra de quase 500 páginas relata parte das descobertas que a ciência fez no planeta e traz informações curiosas que as missões espaciais apresentaram até o momento.
Os interessados nesse tipo de literatura científica podem conhecer em detalhes o 'Olympus Mons', o maior vulcão do sistema solar, com uma extensão semelhante à do Reino Unido e altura três vezes superior ao Everest.
Outro ponto que vale ser identificado é o 'Tharsis Planitia', um planalto elevado com planícies tão extensas como as da Europa, mas sobre uma altitude de nove quilômetros, e os 'Valles marineris', um imenso canyon perto do qual o Grande Canyon do Colorado (EUA) seria uma simples rachadura.
A obra, escrita pelo cientista americano William Kenneth Hartmann, copila dezenas de imagens de Marte feitas por sondas, como a Mars Global Surveyor e a Mars Odyssey, e localiza cada um de seus pontos curiosos em um mapa topográfico regional, além de informar os detalhes de cada um.
Enquanto a ciência ainda investiga a hipótese de que alguma forma de vida possa ser viável em Marte, já existe um consenso: a evolução de seu clima registrou uma mudança climática muito mais drástica do que a da Terra.
A obra inclui capítulos típicos de um guia turístico, entre eles o clássico 'O que devo vestir?', onde aborda as temperaturas típicas do ar do planeta, que oscilam entre -87 graus durante a noite ao 'ameno' -25 de dia, e a do solo, que no verão pode subir até 10 graus.
Com essas condições, um uniforme espacial similar ao dos astronautas que foram à Lua poderia ser suficiente, mas as botas e as luvas teriam de ter isolamento especial, porque tudo o que for tocado terá uma temperatura muito inferior.
O guia revisa o conhecimento científico apresentado por todas as missões ao planeta vermelho, que começaram na década de 70 e foram sucedidas desde então pela participação das principais agências espaciais do mundo.
Essa informação será ampliada com o robô 'Curiosity', que a Nasa enviará de Cabo Canaveral no próximo sábado. EFE
Informações: http://veja.abril.com.br via @ 

Um comentário:

Andrea Gondim disse...

Já tinha ouvido falar de todo tipo de turismo: necroturismo, turismo sexual, turismo de massas, turismo alternativo (étnico, cultural, histórico), turismo ambiental, turismo recreativo, etc., mas turismo planetário... essa é nova e interessante! Por isso, indiquei o post. Achei inovador e diferente. Fica a pergunta: Quem serão os primeiros? Grata pela postagem! Abraço!