terça-feira, 8 de novembro de 2011

Dêmonio é descoberto em afresco de Giotto na basílica de são Francisco de Assis

Detalhe do afresco de Giotto; no centro da imagem é possível ver a figura do demônio escondida nas nuvens

 

Restauradores de obras de arte descobriram a figura de um demônio escondida nas nuvens em um dos mais famosos afrescos feito pelo artista italiano Giotto na Basílica de são Francisco de Assis, na região italiana de Úmbria.
O demônio estava escondido em detalhes de nuvens na parte superior do afresco de número 20, no ciclo que retrata cenas da vida e da morte de São Francisco, pintado por Giotto no século 13.
A descoberta foi feita pela historiadora de arte Chiara Frugone. A pintura mostra o perfil de uma figura com um nariz adunco, sorriso malicioso e chifres escuros, escondida entre as nuvens no painel que retrata a morte de são Francisco.
É difícil ver a figura a partir do chão da basílica, mas ela aparece claramente em closes fotográficos.
Sergio Fusetti, restaurador-chefe da basílica, disse que Giotto provavelmente nunca pretendeu que a imagem do demônio fosse uma das partes principais do afresco e pode ter pintado a figura entre as nuvens "para se divertir um pouco".
Para Fusetti, Giotto pode ter pintado a figura para provocar alguém que ele conheceu, retratando a pessoa como um demônio no afresco.
Os afrescos da basílica, localizada no convento em que são Francisco foi enterrado, na cidade de Assis, foram restaurados depois de serem seriamente danificados por um terremoto em 1997.
Informações: Folha de São Paulo - DA REUTERS

Nenhum comentário: