domingo, 11 de julho de 2010

O município mais indígena do Brasil


Em São Gabriel da Cachoeira (AM) 90% do município é indígena, incluindo o prefeito e seu vice, eleitos em 2008. Fica às margens do Rio Negro, a 850km de Manaus. As opções são barcos, em uma viagem de três ou quatro dias, ou vôos que partem da capital.
A maior parte do território do município é pura Floresta Amazônica, salpicada por tribos indígenas, o que o torna um destino de sonho para ecoturistas e interessados em mergulhar na cultura desses povos. O visitante deve, no entanto, ter em mente que a cidade é pobre e sem muita infra-estrutura para acolhê-lo, com acomodações e restaurantes simples e em número reduzido.
Além de cultura, São Gabriel da Cachoeira, como seu próprio nome diz, é natureza. Há a floresta, ainda mais surpreendente ao vivo do que nas fotografias; as cachoeiras, fruto da fusão das águas com o relevo acidentado; e o Rio Negro, que forma praias em suas margens durante a seca (entre setembro e janeiro). A cidade também é o principal ponto de apoio para quem quer escalar o Pico da Neblina. O passeio precisa ser feito com guia e combinado com a administração do parque nacional que leva o nome na montanha.
Fonte e Foto: http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo

Nenhum comentário: