domingo, 1 de abril de 2012

10 viagens imperdíveis para quem ama chocolate



É comum ouvir que 9 em cada 10 pessoas gostam de chocolate - e que a outra mente. Seja ao leite, branco ou amargo, recheado, em tabletes ou bombons, em uma xícara com leite quente ou em forma de ovos de Páscoa, um bom chocolate costuma ser irresistível. Conheça dez destinos ideais para chocólatras, selecionados pelo Portal Terra.
Bruxelas, Bélgica 
Na Bélgica inteira, chocolate é um assunto a ser levado muito a sério. Os belgas consomem, anualmente, cerca de 8 kg de chocolate por pessoa, e Bruxelas, a capital do país, não deixa a desejar na oferta. O Museu do Cacau e do Chocolate permite conhecer a história e o processo de produção desta delícia. Para comprar e degustar os diferentes chocolates belgas, existem numerosas chocolatarias artesanais. Planete Chocolat e Pierre Marcolini são algumas das lojas onde é possível fazer a festa.

Oaxaca, México 
A cidade de Oaxaca, capital do estado homônimo do sul do México, vive e respira chocolate. Herança dos antigos povos que viviam na região e estavam entre os primeiros no mundo a usar o cacau, os habitantes de Oaxaca adotaram o chocolate como parte de sua cultura e de sua gastronomia, usando a iguaria em pratos como o Mole Poblano. É difícil andar na rua sem que comerciantes ofereçam chocolate em suas diferentes formas - o chocolate quente é uma das principais especialidades locais.

Zurique, Suíça 
Não é novidade que os chocolates suíços estão entre os melhores do planeta. Neste ano, Zurique, maior cidade da Suíça, recebe o salão do chocolate no começo de abril. É quando se reúnem pequenos e grandes produtores do país para mostrar seus melhores e variados chocolates. Durante o resto do ano, numerosas lojas de Zurique, como Confiserie Honold, Confiserie Baumann ou Confiserie Sprüngli, vendem todo tipo de chocolate e produtos derivados.

Hershey, Estados Unidos
Milton Hershey fundou os chocolates Hershey's em Derry Church, sua cidade natal da Pensilvânia, quando construiu sua primeira planta em 1896. A marca ganhou tal importância que a cidade passou a se chamar Hershey e foi apelidada de "Chocolatetown". Hoje, turistas que vão a Hershey podem visitar o museu e o parque temático da Hershey¿s e hospedar-se em seu hotel, que tem até um spa de chocolate, com diversos tratamentos para a pele usando cremes e óleos a base de chocolate e cacau.

Paris, França
A qualidade e a elegância da gastronomia francesa aplicam-se também aos chocolates do país. Na capital Paris, encontram-se lojas dos melhores chocolateiros franceses. La Maison du Chocolat, no Faubourg Saint-Honoré, e Jacques Génin, na Rue de Turenne, são alguns dos melhores endereços da cidade. Entre 31 de outubro e 4 de novembro, Paris recebe o salão do chocolate.

Nova York, Estados Unidos 
Como não poderia ser diferente para uma cidade de seu porte, Nova York tem alguns dos melhores chocolateiros do mundo inteiro que se instalam para vender seus produtos mais requintados, trufas, bombons e outras doçuras. Um passeio típico e divertido é visitar a grande loja M&M's em Times Square. O salão do chocolate de Nova York será realizado neste ano entre os dias 10 e 13 de novembro.

Bariloche, Argentina 
Herança de suíços e alemães que se instalaram no sul da Argentina, Bariloche e sua região têm deliciosos chocolates artesanais. Os da Abuela Goye são os mais conhecidos, com bombons, tabletes e, claro, os inevitáveis alfajores. No final do dia, após um dia de esqui no frio da Patagônia, nada como tomar um bom chocolate quente ao chegar ao final da pista.

Guayaquil, Equador 
Belgas e suíços podem se orgulhar por terem os melhores chocolates do mundo. Mas o Equador tem uma coisa que eles não têm: o cacau. Alguns dos chocolates mais puros do planeta são produzidos no Equador e, perto da cidade de Guaiaquil, no sul do país, existe uma rota do cacau, para conhecer de perto o processo de cultivo e produção da iguaria.

Gramado, Brasil 
Gramado, pequena cidade da serra gaúcha, é conhecida por seu festival de cinema, mas também por ser a cidade do chocolate no Brasil. Com diversas fábricas artesanais e lojas que vendem especialidades locais, Gramado é um lugar perfeito para curtir um friozinho no inverno, tomando um chocolate quente.

Acra, Gana 
O cacau é cultivado em Gana, na África, desde o século 19, e é um dos produtos mais importantes do país. Diferentes tours do chocolate levam os turistas a conhecer o processo de cultivo no interior do país, partindo da capital, Acra. A viagem inteira é uma boa oportunidade para experimentar chocolate e outras receitas feitas com um cacau bastante especial.

Informações: Terra

Um comentário:

alves disse...

Aprendi com este pequeno tour sobre os países do chocolate. Dá mesmo vontade de sair para conhecer esses países. Usar o aluguer de carros para uma viagem tranquila e conhecer o roteiro do chocolate. Simplesmente delicioso.