domingo, 15 de abril de 2012

Complexo do Alemão terá sua 1ª agência de turismo receptivo

Estudantes de Massachusetts (EUA) estão entre os que já visitaram o Complexo do Alemão

Marcelo Horn / Divulgação
Nos próximos três meses, a estação do Adeus do teleférico do Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, ganhará a primeira agência de turismo receptivo. No espaço, será realizada a qualificação dos empreendedores locais para formalizar as atividades turísticas.
Segundo o secretário de Turismo Ronald Ázaro, por meio do turismo será possível integrar os moradores da comunidade – reduto do tráfico de drogas até a ocupação militar ocorrida em 11/2010 – com a população da cidade do Rio de Janeiro, tirando os comerciantes da informalidade e gerando empregos e renda.
— A Secretaria de Turismo, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ), fez um levantamento sobre as potencialidades turísticas da comunidade, mapeando os atrativos que existem na área. Vamos capacitar moradores e pequenos empresários em cursos de turismo receptivo e oficinas de gestão de negócios e ajudá-los a criar agências de turismo cooperativadas.
Durante a visita ao complexo de comunidades, Ázaro afirmou que estão sendo realizados levantamentos sobre as potencialidades turísticas também das comunidades da Babilônia/Chapéu Mangueira e Cantagalo/Pavão-Pavãozinho. As áreas pacificadas ganharão suas agências de turismo receptivo. 
 
Seis roteiros estão incluídos no pacote do Complexo do Alemão:
 
Alemão e Igreja da Penha – teleférico, pequena caminhada, compras, visita a atrativo cultural e religioso. O tempo estimado de duração do roteiro é de quatro horas.

Alemão Mega – teleférico, pequena caminhada, compras, visita a atrativos culturais e artificiais. A duração do roteiro será de duas horas e 30 minutos.
Alemão Top – teleférico, caminhada, compras e atrações culturais como o Casarão Cultural e a praça do Conhecimento na Nova Brasília. A duração será de três horas.
Alemão Total – teleférico, caminhada, compras, atrações culturais, como a Igreja da Penha ou apresentação dos projetos sociais do Afro Reggae. A vista terá a duração de três horas e 30 minutos.
Alemão e Serra da Misericórdia – teleférico, caminhada e visita a atrativos culturais e ecoturismo. A caminhada será forte em direção à pedra do Sapo, na serra da Misericórdia, seguindo no topo da serra até a pedra da Paz. A visita terá duração de quatro horas
Alemão Clássico – caminhar, teleférico, compras e atração cultural. Com tempo estimado em três horas, os visitantes poderão caminhar da estação Alvorada até a Praça do Conhecimento, além de explanação dos atrativos da cidade do Rio no entorno do complexo.
Informações: R7

Nenhum comentário: