domingo, 11 de dezembro de 2011

Belas pontes pelo mundo

Ponte Nanpu, Changai - China
Mais do que construções úteis, as pontes são também uma excelente forma de caracterizar uma cidade e ainda mostrar as tradições culturais através da arquitetura local. Por isso, muitas vezes, elas acabam se tornando marcos arquitetônicos e símbolos de grandes cidades.

Ponte Rialto , Venrza - Itália
Outro exemplar da belíssima arquitetura veneziana, este ponte é sem dúvida um dos cartões postais mais famosos do mundo. É também a ponte mais antiga a cortar o Grande Canal em Veneza, datando de 1181. A estrutura em arco feita em pedra, no entanto, foi feita em 1551 depois que a ponte foi destruída em um incêndio. Seguindo o costume do passado, até hoje, inúmeras lojas e ambulantes de amontoam em suas margens para comercializar suas mercadorias.

Ponte Vecchio, Florença - Itália

Construída ainda na Roma Antiga, a ponte de Florença foi a primeira a ligar as duas margens do rio Arno, em 1218. Sua base em grandes arcos e as pequenas janelas que mais parecem caixinhas de joias conquistaram até mesmo nazistas, que mantiveram a construção intacta (especula-se que a ordem partiu diretamente de Hitler). Dominada por joalheiros e merchants, a ponte hoje é dominada por turistas em suas caminhadas pela cidade.
Ponte Python - Amsterdam, Holanda
Desenhada pelo escritório de arquitetura West 8, de Rotterdam, a ponte de 93 metros foi inspirada nas formas onduladas de uma serpente - por isso, ela também é conhecida como Anaconda. Feita em aço, a passagem de pedestres ficou pronta em 2001 e recebeu o prêmio International Footbridge Award 2002 pela sua originalidade.
Ponte Chengyang - Chengyang, China
É uma das mais famosas construções da etnia Dong, conhecida por fazer pontes cobertas chamadas de "ponte do vento e da chuva". Embora date de 1916, Chengyang ainda hoje funciona como ligação entre duas grandes vilas locais e recebe tráfego pesado. Com vários corredores e varandas, a ponte é um baluarte da cultura Dong e suas detalhadas ilustrações talhadas em painéis de madeira internos.

Ponte dos Suspiros - Crambridge, Inglaterra
Inspirado pela belíssima ponte coberta de Veneza, o arquiteto inglês Henry Hutchinson ergueu uma semelhante, em 1831, no colégio St. John da Universidade de Cambridge. As semelhanças, no entanto, acabam por aí, já que suas janelas e vitrais em muito remontam à tradição arquitetônica inglesa. Romântica, a construção foi uma das favoritas da Rainha Vitória e é uma das principais atrações da cidade até hoje.
Tsing Ma, Hong Kong
Mais uma ode à engenharia moderna, a ponte Tsing Ma se enquadra entre as maiores construções suspensas do mundo. A ponte liga a cidade de Hong Kong ao Aeroporto Internacional na ilha Lantau, tem 2,2 quilômetros de extensão e serve para veículos e passagem de trens. Aberta em 1997, ela foi planejada para suportar até mesmo os grandes tufões que acometem a região ¿ nesse caso, embora a rodovia feche, os trens podem continuar levando passageiros normalmente.
Alamillo, Sevilha, Espanha
Construída por ninguém menos que o arquiteto Santiago Calatrava, a Alamillo passa sobre o canal Afonso XIII e leva até a ilha de La Cartuja, onde fica um grande monastério local. Erguida em 1992, seu projeto inicial previa ainda uma irmã gêmea ao seu lado - ideia que foi abandonada. De formas limpas, seus cabos de aço são todos ligados em um único pilar que serve para sustentar seus 200 metros de extensão.

Ponte Széchenyi, Budapeste, Hungria
Mais conhecida como "ponte pênsil", é mais uma das tantas obras do Velho Continente que continuam a encantar milhões de turistas. Passando sobre o rio Danúbio, a ponte possui duas robustas torres de pedra que sustentam quase 5,2 toneladas. Durante os finais de semana de verão, ela é fechada para carros e se torna um grande festival de artes e cultura ao ar livre.
Ponte Vasco da Gama, Lisboa, Portugal
Uma das mais altas construções do país, a construção passa acima do rio Tejo e serve como ligação entre Lisboa e outras cidades menores. Inaugurada em 1998, é uma das mais extensas da Europa e recebeu esse nome em homenagem aos 500 anos da chegada de Vasco da Gama às Índias, em 1498.
Forth Rail Bridge, Edimburgo, Escócia
A moderna estrutura de aço que tanto chama a atenção nesta ponte, por incrível que pareça, foi construída ainda no século XIX, quando todo o projeto da ponte foi feito. Ainda hoje, ela é uma das mais emblemáticas construções da capital escocesa e ainda representa uma importante parte da malha ferroviária do país.
Viaduto de Millau, França
No sul da França, uma das maiores maravilhas da engenharia moderna foi inaugurada no final de 2004. O Viaduto de Millau é a ponte mais alta do mundo, com seus 343 m de altura. A ponte suspensa atravessa o vale do rio Tarn e tem 2.460 m de extensão.
Ponte do Brooklyn, Nova York
Primeira ponte suspensa de aço do mundo, inaugurada em 1823, a ponte do Brooklyn une Manhattan e o bairro do Brooklyn, em Nova York. Atravessada diariamente por milhares de automobilistas, ciclistas e pedestres, tem 1.800 m de comprimento e alcança a altura de 37 m sobre East River.
Tower Bridge, Londres
Conhecida como "a ponte da torre", é uma ponte basculante no coração de Londres, sobre o rio Tâmisa. Foi inaugurada em 1894 e levou oito anos para ser construída. Trata-se de uma das mais belas e famosas do mundo, com uma arquitetura surpreendente: tem duas grandes torres, uma passarela e a construção que se abre para deixar passar barcos pelo rio.

Ponte Alexandre III, Paris
Paris tem muitas belas pontes sobre o rio Sena. Mas nenhuma delas é tão bonita quanto a ponte Alexandre III, que une a esplanada dos Invalides com o Grand Palais. Inaugurada em 1900, a ponte metálica de 40 m é toda decorada por estátuas. Uma curiosidade: embaixo dela, há uma balada muito frequentada pelos habitantes de Paris.
Ponte Octávio Frias de Oliveira, São Paulo
Mais conhecida como Ponte Estaiada, foi inaugurada em 2008 em São Paulo e, rapidamente, tornou-se um dos maiores cartões-postais da cidade. Atravessa o rio Pinheiros, tem comprimento de 1.600 m e altura de 138 m. A construção também é iluminada por holofotes coloridos, o que a deixa mais bonita.
Informações: Terra

Nenhum comentário: