quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Campo de concentração de Auschwitz bateu recorde de visitantes em 2010

Mais de 1,38 milhões de pessoas visitaram o campo de concentração nazista de Auschwitz-Birkenau em 2010, que atingiu o recorde anual de visitantes desde sua abertura ao público há 60 anos, quando foi construído um memorial e um museu.

Em 2009, cerca de 1,3 milhões de turistas conheceram o local, explicou nesta quarta-feira (12) o porta-voz do museu, Bartosz Bartyzel, que lembrou que Auschwitz-Birkenau, complexo construído pelas autoridades nazistas em 1940, é o campo de concentração mais visitado do mundo.

Os poloneses lideraram o ranking (530 mil pessoas), seguidos dos britânicos (84 mil), italianos (74 mil) e franceses (63 mil).

O museu também registrou um aumento dos turistas de origem asiática, principalmente dos sul-coreanos, que superaram os americanos.

A maior parte destes turistas foram estudantes que visitaram as instalações dentro de programas educativos que pretendem conscientizar os jovens da importância de valores como a tolerância e a democracia.

Durante a Segunda Guerra Mundial, mais de um milhão de pessoas, em sua maioria judeus, foram assassinados em Auschwitz-Birkenau dentro do programa de extermínio posto em prática pela Alemanha nazista.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br


Nenhum comentário: