quinta-feira, 30 de abril de 2009

Rota do Cangaço em Sergipe












Rota do Cangaço em Sergipe:
O local que foi palco do assassinato de Lampião e seu bando fica na cidade de Canindé de São Francisco, em Sergipe. Lá existe a rota do cangaço, onde o turista é levado por guias especializados e anda pela caatinga, em meio a árvores secas, calangos e cactos, após aproximadamente meia hora de caminhada chega-se ao ponto principal: a Grota de Angicos, onde encontram-se duas cruzes e uma placa, o local foi a última parada do bando, onde aconteceu o massacre de Lampião, Maria Bonita e os nove cangaceiros que os acompanhavam.


Um pouco da história de Lampião:
- "Vou matar até morrer", assim Lampião sempre manifestou seu desejo de vingança pela morte da família.
Lampião: o apelido surgiu quando certa vez deu tiros de espingarda para iluminar a noite, para que um amigo achasse um cigarro. Seu nome de batismo: Virgolino Ferreira da Silva.
As secas prolongadas sempre intensificou as desigualdades sociais. Nesse contexto apareceu o coronel, que sempre teve poder nessas regiões. A luta pela posse da terra fez surgir os jagunços - que tinham como principal função defender os coronéis. Com o tempo apareceram os bandos que eram vários jagunços organizados, porém, independentes dos coronéis. Queriam conquistar o sertão dissiminando o medo e a violência.
Entre os bandos apareceu o mais temido: o de Lampião. Diferenciava-se dos outros pela ousadia, crueldade e irreverência. Ficou conhecido como o Rei do Cangaço, se tornou um grande estrategista.

Tinha uma maneira própria de se comportar. Entrava nas cidades cantando – primeiro mostrava alegria – eram reconhecidos de longe pelos chapéus em forma de meia lua, enfeitados com moedas de ouro e prata. Lampião era vaidoso, gostava de ser reverenciado por todos, e mais ainda do temor que as pessoas tinham dele. Usava anéis nos dedos e lenços no pescoço.
Ao entrar nas cidades pediam dinheiro, comida, armas, jóias. Roubavam dos ricos para dar aos menos favorecidos. Caso fossem atendidos nos pedidos Lampião preparava um baile e distribuía esmolas. O contrário iniciavam-se os massacres, homens mortos, mulheres violentadas, levavam as crianças; arrancavam olhos, orelhas e línguas de algumas pessoas.
Iam embora sempre antes do dia amanhecer em fila indiana e os que viam atrás pisavam nas mesmas pegadas, o último ia de costas apagando os rastros com folhas.
O bando foi exterminado numa emboscada, onde aproximadamente uns 40 fugiram, e foram mortos: Lampião, Maria Bonita e mais 9 cangaceiros. As cabeças foram expostas para que a população acreditasse na morte, só Maria Bonita foi degolada ainda viva.
Existe a hipótese de que o bando foi envenenado anteriormente por alguém que o traiu. A hipótese foi levantada em função de ter sido encontrado urubus mortos em volta às vísceras dos corpos. Porém, a sua morte ainda hoje gera controvérsias.



As cabeças decepadas são na seguinte ordem: de baixo para cima e da direita para esquerda -

1. Lampião 2.Quinta Feira 3. Maria Bonita 4. Luiz Pedro 5. Mergulhão 6. Manoel Miguel 7. Caixa de Fósforo 8. Enedina 9. Cajarana 10 e 11. Moeda e Mangueira.


5 comentários:

Raul Lopes disse...

Parabens pela matéria Rotas do Cangaço em Sergipe. Agendarei um passeio com minha família.
Senpre ouví histórias de Lampião contadas por um tio avô Padre Magalhães.
" Êle contava que por duas vêzes encontrou o Bando. Lampião lhe pediu a benção e beijou sua mão, sendo seguido por todos do seu bando".


Raul José Lopes - Auditor
Salvador - BA

Mara - Salvador disse...

Informo a vc que fiz a rota do cangaço com Francesco e fiquei maravilhada e me lembrei muito de vc. Visitei o Museu de Arqueologia de Xingó e não imaginava que existia em pleno sertão uma coisa maravilhosa como aquela.
Bjs
Mara

э!тxå и!иå╚!иÐå disse...

LOL!!!

Sissi disse...

É realmente emocionante, estive lá este feriado de carnaval e fiquei encantada...vale a pena!!!Uma dica é que hospedem-se em Paulo Afonso/BA, daqui para lá são 80km, dá para ir e voltar no mesmo dia,aqui podem comprar o passeio na Trilha Turismo, além da rota tem o pessio de catamarã pelo leito do São Frncisco,vale também ir à cidade histórica de Piranhas/AL que vemos do catamarã e em Piranhas não podem deixar de ir no Restaurante Flor de Cactus.

Marco Vilarinho disse...

Oi, sou jornalista em Teresina e tenho um sonho de conhecer a rota do cangaço, principalmente pq primos de meu pai e de minha avó materna e do meu avô, José Gomes de Oliveira, entre cangaceiros. Mas este ano estarei realizando esse desejo.
Gostei muito da matéria.

Marco Vilarinho