quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Dicas para viajar com crianças






Primeira coisa é fazer as malas juntamente com as crianças, permita que elas ajudem, ouça os seus desejos, o que elas pretendem levar, arrume a caixinha de remédios explicando a elas cada um, e não deixe de colocar uma surpresa, como livros ou jogos.


Ao sair de casa coloque no bolsos dela a identificação, tipo sanguíneo e o telefone de alguém da família que ficou no local de origem. Sempre explicando a criança o porque das suas atitudes.


Lembre-se que viagens longas causam desconforto, tédio e desgaste nas crianças, mas se não houver outro jeito, faça paradas a cada duas ou três horas. Vencer a estrada rápido para curtir o destino por mais tempo não é boa idéia quando há crianças no carro.
O mais importante durante o percurso é manter as crianças distraídas. Veja a seguir alguns jogos que podem ser feitos durante o percurso.
Jogo das letras
Escolha qualquer letra do alfabeto. Depois peça às crianças que encontrem três palavras - como marca de carro, comida e nome de animal - com a letra em questão. Quem disser as palavras mais rápido ganha o direito de escolher quem vai definir a letra e os assuntos para a próxima rodada.
Jogo da contagem
Uma sugestão para as crianças que já sabem os números é pedir para que elas contem os animais vistos ao longo do percurso ou outros elementos como orelhões ou carros de uma determinada cor.
CDs e livros
A dica serve não apenas para a viagem propriamente dita, mas também para ser usada durante a estada no destino. Leve um ou dois dos brinquedos prediletos da criança, um ou dois livros, CDs, revistinhas de atividades, um caderno de desenho e canetinhas. Não ofereça tudo ao mesmo tempo, vá liberando aos poucos para que elas não se desinteressem logo.
Alimentação
Para garantir uma alimentação saudável ao longo da viagem, leve frutas, água, suco e barras de cereal. Você não sabe que tipo de restaurantes ou lanchonetes vai encontrar no caminho.
Amigos
Viajar com amigos ou parentes com filhos mais ou menos da mesma idade é uma boa idéia. Em turma, as crianças se divertem mais e demandam menos dos adultos.
Documentos
Em viagens domésticas, basta levar o documento de identidade e a carteira de motorista dos adultos e uma cópia autenticada da certidão de nascimento de cada criança.
Equipamento
Para viagens com bebês não é necessário levar objetos que normalmente se usa em casa. Para substituí-los, use o bom senso e seja prático. Você pode usar uma panela no lugar de esterilizador de mamadeira e uma piscininha inflável no lugar da banheira.
Farmácia
Leve sempre antitérmico, analgésico, anti-séptico, termômetro, pomada para picadas, curativo, repelente e filtro solar.
Rotina
Rotinas muito rígidas de alimentação e sono dificilmente se mantêm na estrada. Excitação e novidade fazem com que as crianças fiquem acordadas além da hora, praia e carro as cansam facilmente e elas dormem antes do tempo. Não se estresse tentando fazê-las seguir a rotina que elas têm em casa.
Revisão
Antes de colocar a família no carro, verifique motor, bateria, pneus (incluindo o estepe), rodas, freios, suspensão, lâmpadas, limpadores de pára-brisa, água, óleo, macaco, chave de roda e pisca-alerta. Veja ainda se a documentação do carro e o seguro estão em dias.
Segurança
A maneira certa de transportar crianças de até um ano ou 9 kg, no carro é em cadeirinhas apropriadas, instaladas de costas para o movimento (para evitar o efeito causado na cabeça pelo impacto frontal). Crianças de 9 kg a 18 kg devem ser transportadas na cadeirinha, instalada de frente para o movimento. De 18 kg a 36 kg, devem ir sentadas sobre um suporte de elevação, para que o cinto de segurança passe nos lugares corretos do corpo (no centro do ombro e não no pescoço, nos quadris e não no estômago). As travas das portas devem estar ativadas e as janelas, ficar quase totalmente fechadas.
Telefones
Leve os do pediatra, da seguradora do carro, da central de atendimento do plano de saúde e dos parentes mais próximos.
Vacina
Veja quais as vacinas aconselháveis de acordo com os locais de destino. Antes de viajar, ligue para o pediatra e peça orientação sobre como agir em situações previsíveis de acordo com o destino: dor de ouvido causada pela água do mar, problemas intestinais por causa de mudança na alimentação, etc. Aproveite para verificar se a criança está com as vacinas em dia. Se a visita regular ao dentista estiver próxima, agende para antes da viagem.


E Boa Viagem!!!
Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário: