sábado, 8 de junho de 2013

Perguntas mais comuns feitas pela imigração


O que você veio fazer aqui?

A questão mais básica de todas. Eles querem saber suas reais intenções no país. Vai estudar? Mostre a documentação referente à escola. Quanto mais detalhes melhor. Normalmente a própria agência de intercâmbio fornece tudo que é necessário ao cliente. Lembre-se: não minta. Essa  é uma das falhas mais tolas que você pode cometer quando estiver na frente do oficial. Eles perceberão na certa. Então, seja honesto!

Onde ficará hospedado?

A maioria dos intercambistas agendam ao menos uma semana de acomodação, pagos jutamente com o pacote do curso. Evite dizer que ficará com amigos, mas se o fizer, tenha, de preferência, uma carta convite emitida pelo anfitrião, com endereço completo, telefones e uma declaração de que seus gastos de alimentação serão custeados por esta pessoa.

Quanto dinheiro você trouxe?

Lembre-se que, dependendo do país em que for ficar, o valor necessário para cada mês de hospedagem é diferente. Na Irlanda, por exemplo, é necessário comprovar o valor de 3 mil euros para se obter o visto de estudante, ou 500 euros mensais para cada mês de estadia, caso você chegue como turista. Mostre que tem a quantia suficiente para as atividades que irá realizar. Tenha comprovantes de tudo, extrato emitido no dia anterior a viagem e se possível, cartão de crédito internacional.

Quanto tempo pretende ficar por aqui?

Mostre a carta da escola onde deve constar a duração do curso. Não há segredo. Esta pergunta pode ser relacionada a todas às anteriores, então não adianta inventar ou mentir. Seja o mais explícito possível. Também é importante, caso solicitado, exibir o seguro obrigatório. Se você entrar como turista e estiver só de passagem pela Irlanda, mostre também as reservas de passagens e hospedagens dos outros destinos.

Qual sua ocupação no país em que vive?

A Imigração precisa saber de algum vínculo que você possua no Brasil. Assim, é menos provável que você simplesmente decida ficar no país que está indo viajar e cause despesas ao governo. Tenha comprovantes de renda fixa (holeriths), comprovante de residência e/ou qualquer outra posse que esteja em seu nome, como um carro.
Ah, claro que tudo isso ocorrerá no bom sotaque irlandês, então, fica a dica: já vai treinando dai do Brasil! Mas não se preocupe se o seu inglês for básico, afinal, você está vindo para estudar e aprender inglês não é? Use as palavrinahs básicas, Sorry!!!! Can you repeat please? Funciona, não há problema nenhum e eles costumam ser pacientes quando percebem que a pessoa não domina o idioma. Então relaxe tenha todos os documentos e comprovantes em mãos. 





Nenhum comentário: