sábado, 4 de junho de 2011

Estado francês adquiriu por 6,75 milhões de euros a Cômoda de Maria Antonieta


Depois de 222 anos depois da Revolução Francesa, uma cômoda de madeira feita pelo marceneiro real Jean-Henri Riesener está de volta ao Palácio de Versalhes depois de ser adquirida pelo Estado francês por 6,75 milhões de euros (9,4 milhões de dólares). O ministro da Cultura francês, Frederic Mitterrand, anunciou oficialmente o envio para o palácio da elegante peça que foi classificada como "um trabalho de grande valor cultural", segundo informações da agência AFP.
A cômoda é composta de quatro gavetas decoradas com detalhes em baixo-relevo em bronze banhados de ouro - uma marca registrada do celebrado marceneiro alemão. A madeira de acácia, com plátano, marchetada de pau-rosa, é decorada com ornamentos de bronze recobertos de ouro, incluindo quatro baixos-relevos com representações de alegorias (música, pintura e escultura) e dois brasões representando uma cesta de flores.
A cômoda tinha sido encomendada para ser exposta no Petit Hameau (O Pequeno Hamlet), localizado nos jardins de estilo britânico do Petit Trianon em Versalhes. Mas agora será exposta no apartamento privado onde a rainha Maria Antonieta (1755-1793), mulher do rei Luis XVI, entretia suas crianças e amigos.
Durante a Revolução Francesa em 1789, a mobília do Palácio de Versalhes foi leiloada, e mais de 17.000 peças foram espalhadas pelo mundo. Muitas delas estão agora em residências reais, particularmente na Inglaterra, ou em museus estrangeiros grandes, como nos Estados Unidos, ou em acervos de colecionadores e antiquários. A cômoda de Riesener foi comprada depois de uma negociação promovida por um grande antiquário parisiense, e a aquisição foi possível graças ao patrocínio da LVMH, uma das maiores varejistas de luxo do mundo, e da gigante farmacêutica Sanofi-Aventis.
Informações: Portal Instituto ACM

Nenhum comentário: