domingo, 18 de março de 2012

Versão à prova d'água do livro Polo Sul, da editora Assouline, terá apenas 150 exemplares e prefácio do príncipe Albert de Mônaco


Quem tem espírito aventureiro não vai resistir. A editora Assouline, ás em publicar assuntos como moda, turismo e luxo moderno, em parceria com a casa de leilões Sotheby’s lança hoje seu primeiro livro à prova d’água com um tema bem propício: “South Pole: The British Antartic Expedition 1910-1913”.
A publicação premium de 136 páginas, com 60 centímetros de altura e 100 ilustrações primorosas, terá edição numerada e limitada a 150 exemplares, que serão vendidos a US$ 3 mil (R$ 5.400). 


Com tratamento especial, o livro foi fechado com  cola obtida a partir de garrafas de champanhe, a capa é feita com uma resina especial e a tinta e o papel das páginas foram testados durante oito meses – chegaram a ficar submersos por dias para comprovar o caráter à prova d’água. 
Como se ainda não bastasse, a obra, vendida pelo site da editora a partir de 15 de março, tem prefácio assinado pelo príncipe Albert, de Mônaco, e pela princesa Anne, da Grã-Bretanha. 


As imagens foram resgatadas do diário do capitão Robert Falcon Scott, líder da expedição Terra Nova, que foi surpreendida pela equipe norueguesa e chegou atrasada na conquista do Polo Sul. Na volta para casa, o grupo sofreu um acidente fatal, mas ainda assim faz parte de um dos marcos mais importantes da História Britânica. 
Mesmo trágica, a expedição Terra Nova rendeu importantes frutos em programas científicos e a exploração de outras terras antes de chegada ao Extremo Sul . Os registros de Scott foram encontrados oito meses depois, em 1913, garantindo o prosseguimento dos estudos e a recuperação das fotografias, que resultaram registros surpreendentes e emocionantes como esse. 

Informações: IG -Paola Deodoro, especial para o iG

Nenhum comentário: