domingo, 4 de março de 2012

Vendedores de mate, limonada e biscoito polvilho viram patrimônio cultural em praias cariocas

Beth Santos/Prefeitura do Rio/Divulgação


O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), se reuniu neste domingo com vendedores ambulantes de mate, limonada e biscoito de polvilho, na praia do Leme, zona sul, para anunciar que a categoria passa a ser patrimônio cultural e imaterial carioca a partir de decreto que será publicado nesta segunda-feira (5) no Diário Oficial da cidade.
"Em 2009, havia uma polêmica de acabar com o mate na praia e vendê-lo apenas se fosse em copinho. Mas há males que vêm para o bem e, agora, esses profissionais são patrimônio da cidade. O grito deles representa a alma e o espírito do povo carioca. Eles são a cara do Rio", disse o prefeito.
De acordo com o decreto, os vendedores já são considerados personagens marcantes e tradicionais que se tornaram referência na paisagem cultural das praias cariocas e, por isso, passam a ser considerados bem imaterial da cidade.
Desde o ano passado, as baianas do acarajé, os personagens de Carnaval conhecidos como Clóvis ou "bate-bolas", bares tradicionais e as festas de Iemanjá estão incluídas na lista de patrimônio da cidade. Informações: Folha de São Paulo

Nenhum comentário: