domingo, 11 de março de 2012

20 cafés da manhã pelo mundo


1. Café da manhã na Inglaterra - o Full English breakfast precisa ter feijão, salsichas, bacon, ovos, cogumelos, hash browns (uns bolinhos de batata fritos) e torradas. Claro que precisa estar devidamente acompanhado de uma xícara de chá (com leite!). Há quem adicione ainda a black pudding (murcilha/morcela). Varia conforme o estômago.
2. Café da manhã no Irã – geralmente tem algum tipo de pão (indiano) com manteiga e geleia. Quando um café mais leve não for o suficiente, os iranianos comem também o halim – uma mistura de trigo, canela, manteiga e açúcar, cozida com carne desfiada em panelões enormes, e que come-se quente ou frio. Alternativa? A versão iraniana do omelete.
3. Café da manhã em Cuba - normalmente consiste em em café adoçado com leite e uma pitada de sal dentro! O pão típico cubano é tostado e com manteiga, e cortado em pedaços de tamanho ideal para molhar no café. Delícia.
4. Café da manhã na Polônia – conhecido localmente como Jajecznica, o tradicional desjejum polonês consiste em ovos mexidos cobertos com fatias de kielbasa caseira (tipo de salsicha) acompanhado de duas panquecas de batata.
5. Café da manhã da Espanha - Pan a la Catalana ou Pan con Tomate, é o que há de simples e delicioso para comer pela manhã na Espanha. Basta abrir os tomates (bem maduros) e espalhar bem o sumo no pão, misturado com um pouquinho de alho. Por cima, adicione sal e azeite de oliva. Perfecto! Para dar uma incrementada, cubra com queijo, presunto ou salsichas.
6. Café da manhã no Marrocos - tradicionalmente composto de tipos diferentes de pães –  não é à toa que o marroquino é o povo que mais come pão no mundo, mais de 100kg por ano! – com chutney, geleia, queijo ou manteiga. Destaque para um tipo de panqueca de sêmula (semolina) chamada Baghir, de comer rezando.

7. O café da manhã super saudável do Havaí - já era de imaginar que frutas eram o principal no cardápio havaiano. Laranjas, uvas, morangos, maçãs e por aí vai… Na foto aí tem o bagel também, mas esse é só para aqueles que vão gastar algumas horas em cima da prancha de surfe depois…
8. Café da manhã na Suécia – costuma incluir a panqueca sueca, conhecida comoPannkakor. É bem fina, feita a partir de massa líquida e frita dos dois lados – quase como um crepe. Geralmente servida com um recheio doce e de frutas. Hummmm…
9. Pequeno-almoço em Portugal – a simples e irrestível combinação típica da meia de leite com torrada (copo de café com leite mais o pão de forma torrado com manteiga) pode também dar espaço (dependendo da região e da fome de quem come) para um croissant recheado ou até o infalível pastel de nata
10. Café da manhã na Austrália – pode faltar qualquer coisa na refeição australiana, menos uma: Vegemite. Dificil de descrever o que é ou qual seu sabor, mas é “o” produto típico do país. Uma espécie de geleia escura, com com gosto (bem) salgado e meio amargo, é o que se usa para espalhar na torrada que acompanha o café. Da série “ame ou odeie”.
11. Café da manhã no Brasil - basicamente, come-se o quanto pode: queijos, frios, geleias, sucos, frutas e, claro, pães e bolos de todos os tipos. Fora o café bem forte. Ou seja, uma mesa de café-da-manhã bem servida e o seu estômago estará garantido por boa parte do dia.
12. Café da manhã na Itália - eu uma nação conhecida por sua fartura gastronômica, vale de tudo. Sim, por que não uma pizza cheia de queijo pela manhã? Ou uma massa ao pesto? Ok, o mais comum mesmo de se ver logo cedo  é o cappuccino e cornetto ou, croissant à italiana.
13. O café da manhã do País de Gales - outra iguaria simples mas deliciosa, o Welsh rarebit é basicamente torrada coberta om queijo derretido e manteiga. O colesterol pode reclamar um pouquinho, mas que dá água na boca, dá.
14. Café da manhã na Dinamarca - tal qual no Brasil, a variedade de gostosuras no café dinamarquês impressiona: pão de centeio, queijos, salame, presunto, patê, mel, geleia e, de vez em quando, até chocolates. Surpreendentemente (para muitos), bacon não é tão popular por lá não!

15. Café da manhã no Alasca - carne de rena + ovos na panqueca é o menu típico do café do Alasca. Será que nem no Natal as renas são poupadas?
16. Café da manhã na Alemanha - queijos, pães frescos e as infalíveis würste (as salsichas locais) são o desjejum básico dos alemães. Tudo acompanhado de um bom e puro café, claro.
17. Café da manhã nos Estados Unidos - gordas panquecas feitas em casa com bastante xarope (syrup) e mirtilos (blueberries), mais um punhado de fatias de bacon bem tostadas. Este é o desjejum típico americano. Bom, para evitar uma operação cardiaca em breve, há também a opção de uma generosa tigela de muesli (o cereal matinal) e era isso. Qual vai ser?
18. Café da manhã na França - ah, le croissant, le croissant… como não amá-los? Puros, com manteiga ou devidamente recheados com chocolate, creme, passas, amêndoas e por aí vai. Seja qual for o sabor, e acompanhados por um cafezinho no ponto, seu dia já começa bem em qualquer parte da França.
19. Café da manhã no Japão - como assim você nunca comeu tofu no café-da-manhã? Bom… no Japão é mais que popular, devidamente acompanhado de peixe e arroz. Mergulhe num molho de soja e você tem am refeição, digamos, quase suadável.
20. Café da manhã na China - muito parecido com qualquer almoço e jantar na China, é verdade. Afinal, é normal acordar e comer noodles (massa talharim), arroz,  frango frito e vegetais.

Nenhum comentário: