Desde o final de 2011 o angar da Algar Aviation, em Uberlândia (MG), abriga a maior novidade do mercado de aviação executiva do Brasil: a aeronave Piaggio P180 Anvanti II. O modelo é conhecido por ser o avião turboélice mais rápido do mundo e por ter DNA Ferrari. Isso porque a lendária fabricante italiana tem 33% das ações da Piaggio.
"Ele faz jus ao sobrenome", diz Rogério Montavão, diretor-presidente da Algar Avation, empresa que representa a Piaggio no Brasil. De acordo com o executivo, o principal diferencial do avião italiano é seu desempenho, que se assemelha ao de um jatinho, mesmo sendo impulsionado por um sistema turboélice. Isso faz com que a aeronave tenha consumo cerca de 30% menor do que o de um avião a jato.
O Piaggio, que transporta até nove passageiros, tem alcance de 2.700 quilômetros, voa a 41 mil metros de altura e atinge 745 km/h de velocidade máxima. Mas não é só no desempenho que o modelo impressiona. Por dentro o espaço é muito bem aproveitado para tornar a viagem dos passageiros o mais confortável possível.
Até por isso o cockpit é menor do que o de outras aeronaves do mesmo porte. Mesmo assim acomoda bem e de maneira organizada todos os comandos. As informações de altitude, localização e navegação são exibidas em telas planas de LCD, assim como os indicadores dos sistemas anticolisão (TCAS) e o sensor de proximidade do solo (TAWS).
No espaço reservado aos passageiros, a empresa oferece diversos layouts de acomodações com outras tantas possibilidade de decoração, deixando a dura tarefa da personalização aos proprietários. A lista de opcionais do Piaggio P180 é extensa e possui até acesso à internet banda larga.
A expectativa da Algar Aviation é vender cinco modelos até 2014. Pode parecer uma meta baixa, mas quando se trata de um produto de R$ 7,1 milhões, não é. Para facilitar a operação, a empresa comprou uma unidade que está sendo usada em demonstrações com clientes e em feiras de aviação. Até agora, o único brasileiro proprietário da aeronave é o piloto Felipe Massa, que usa o Piaggio P180 Avanti II para cumprir o extenso e agitado calendário da Fórmula I.
Informações: Rafael Freire, especial para o iG
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