quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A ERA DE OURO DO TURISMO PROMOVE A PAZ E A DIPLOMACIA

Um recente estudo exclusivo de líderes de opinião globais revelou que viajar transpassa as barreiras culturais e promove a diplomacia.
O estudo é do Fórum Econômico Mundial, e ele constatou que viagens internacionais são consideradas mais importantes que a internet, TV, filmes e a diplomacia nos moldes políticos, para estimular a economia e para a quebra de barreiras culturais.
O estudo independente foi conduzido por Penn Schoen Berland a pedido da Marriott International e conta com o ponto de vista de 1.100 viajantes globais e líderes de opinião de oito países incluindo Brasil, China, França, Alemanha, Índia, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.
A pesquisa revelou que 96% dos respondentes, com idade entre 35 e 50 anos, acreditam que viagens e turismo estimulam a economia, enquanto 77% afirmam que “quanto mais as pessoas vivenciam outras culturas, de outros países, mais se prega a paz”.
“Eu acredito que estamos entrando na ‘Era de Ouro da Viagem’ onde as oportunidades de se fazer negócios e viajar para o exterior estão se expandindo como nunca”, diz Arne Sorenson, CEO do Marriott International com relação ao número de chegadas internacionais, que dobraram nos últimos 10 anos e que atingirá a marca de 1 bilhão em 2012 (UN World Tourism Organization). “Viajar ajuda a abrir a mente, o coração e a carteira. Essa pesquisa mostra que a prática também é uma poderosa forma de diplomacia mundial”.
“Eliminar os obstáculos para viajar cria empregos e traz prosperidade e nós aplaudimos o anúncio do Presidente Barack Obama com relação à reforma no sistema de concessão de vistos para a entrada nos EUA, com o objetivo de receber mais viajantes internacionais. Estamos ansiosos por progredir ainda mais nos EUA e no mundo, para desenvolver soluções multinacionais, que ajudarão no crescimento a indústria de viagens beneficiando as economias e as pessoas ao redor do mundo”.
De acordo com o World Travel & Tourism Council (WTTC), a indústria prevê a criação de 69 milhões de empregos até 2021, incluindo empregos diretos, indiretos e induzidos – e quase 80% deles estarão situados na Ásia, América Latina, Oriente Médio e África. Em outras palavras, um emprego é criado no Estados Unidos a cada 35 visitantes internacionais, de acordo com a U.S. Travel Association. A Marriott planeja preencher 60 mil vagas de empregos em 2012, sendo dois terços deles em países fora dos Estados Unidos, onde se encontram mais de 50% de seus hotéis.
Estima-se que a contribuição total do segmento de Viagens&Turismo para o crescimento do produto interno bruto (PIB) mundial terá um aumento anual de 4,2% chegando a US$ 9,226 bilhões até 2021.
Os gastos dos visitantes nos países estrangeiros aumentarão 6,6 por cento ao ano até 2021, subindo para US$ 1,789 bilhões até 2021. Como exemplo, somente em Nova York os brasileiros gastaram um total de US $ 1,63 bilhões, superando os US$ 1,42 bilhões gastos pelos viajantes do Reino Unido, os US$ 1,27 bilhões gastos pelos canadenses e os US$ 1,1 bilhões gastos pelos italianos, de acordo com a NYC & Co., conselho de turismo da cidade.

Nenhum comentário: