domingo, 10 de outubro de 2010

O Círio de Nazaré: a maior procissão católica do mundo



O Círio de Nazaré:

É quando é realizada a procissão que leva a imagem da Nossa Senhora de Nazaré da Catedral da Sé até a Basílica de Nazaré. A procissão geralmente atrai entre dois e três milhões de pessoas às ruas de Belém, tornando o Círio a manifestação religiosa brasileira que reúne mais fiéis em um único dia.

São moradores da cidade e peregrinos que se misturam para pagar e fazer promessas à Virgem ou simplesmente conhecer essa demonstração de fé e cultura popular. De acordo com a Companhia de Turismo do Pará, o número de turistas aumenta ano após ano. Nos últimos seis anos, o número dos que participam do Círio aumentou em 10%, chegando a quase 70 mil fieis ano passado. Um dos momentos mais aguardados por essa multidão é o da romaria fluvial, quando cerca de 700 barcos atravessam 10 milhas da Baía de Guajará seguindo a imagem da santa.

Outro símbolo marcante é a corda que puxa a berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré no cortejo de domingo. Em 1885, as enchentes que atingiram o mercado Ver-o-Peso, situado às margens da Baía do Guajará fizeram com que romeiros utilizassem uma corda para puxar a berlinda que conduzia a imagem. Daí em diante, a corda incorporou-se de tal forma ao Círio e poder segurá-la passou a ser uma das coisas mais desejadas pelos romeiros na procissão.

Veja outros aspectos influenciados pelo Círio:

Cultura – O Círio agrega o sagrado e o profano, o erudito e o popular. Em 2004, foi oficializado como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Além da festa religiosa, existem diversas manifestações que ocorrem dentro do período nazareno como o Arrastão do Grupo Arraial do Pavulagem, que percorre as ruas do centro levando uma multidão na levada do boi, a Festa GLS Chiquita e o Auto do Círio. Este ano, o Círio também conta com a reinauguração da Catedral Metropolitana de Belém (Catedral da Sé), que ocorreu no dia primeiro de outubro, depois de mais de três anos de obras de restauro.

Culinária - Outro atrativo oferecido aos turistas é a culinária. Durante o Círio, não faltam maniçoba, pato no tucupi e arroz paraense (feito com camarão, jambu e tucupi), pratos típicos do estado. O vatapá também é outra opção. E as sobremesas variam desde o tradicional açaí até as feitas com frutas regionais, como os sorvetes de cupuaçu e de açaí, tortas de cupuaçu, bacuri e taperebá. O famoso tacacá é outra opção para o lanche da tarde e da noite

Economia - Uma pesquisa do Dieese (PA) mostra que o Círio movimenta cerca de R$ 700 milhões na economia paraense e recebe cerca de 70 mil turistas, que se somam aos quase três milhões de paraenses que acompanham a procissão de domingo, além de gerar milhares de empregos diretos e indiretos. É com certeza, o período onde o turismo cultural e religioso se mostra mais intenso. O Círio de Nazaré é a segunda data comemorativa em vendas no Pará, só perde para o Natal. Quase 80 % dos paraenses têm nele sua maior festa. O número de empregos informais aumenta em 30% durante o período que antecede a festa.

Turistas - A maior parte dos turistas que vêm para o Círio é de brasileiros. Uma pesquisa feita em 2008 mostrou que a maioria vem do Maranhão (17,9%), seguido por São Paulo (15,3%), Ceará (15,3%), Rio de Janeiro (14,9%) e Amazonas (12,8%). Mas os estrangeiros também representam um número significativo. Em 2006, a presença de estrangeiros foi estimada em quase 4.500.

Tradição: O Círio de Nazaré é considerado o natal dos paraenses e é cheio de símbolos.

Todos os anos, a padroeira dos paraenses é coberta com um manto novo. Presente dos devotos. E é na corda, outro símbolo da festa, que muitos promesseiros agradecem.

A palavra "círio" tem origem no latim "cereus", que significa "vela grande". A solenidade era realizada à noite, por isso, a utilização de velas era necessária. Em 1854, a marcha religiosa passou a ser realizada no período da manhã.

Fonte: http://www.jornaldeturismo.com.br/

http://pnsdaconceicaobenfica.blogspot.com



Nenhum comentário: