sábado, 16 de outubro de 2010

Itacaré, um paraíso na Bahia

Protegida por um cinturão de Mata Atlântica, Itacaré se abre em uma vasta extensão de praias paradisíacas, rodeadas por coqueirais e areias brancas. Rios, imponentes cachoeiras, matas virgens, restingas e manguezais completam o estonteante cenário natural deste verdadeiro santuário ecológico primitivo, chamariz para a prática de rapel, rafting, passeios de canoas, caminhadas, trilhas ecológicas e o melhor do surf em praias de ondas perfeitas.

A cidade surgiu às margens do Rio de Contas, a partir da fundação da Igreja de São Miguel, que passa a dar nome ao povoado; São Miguel da Barra do Rio de Contas. Somente em 1931, passou a chamar-se Itacaré.

A arquitetura local é marcada pelos antigos casarões e sobrados, fruto dos quase 100 anos de extravagância e prosperidade, decorrente da produção cacaueira desta que foi a principal rota de escoamento do cacau, parte marcante da história baiana. A cidade dispõe de uma infra-estrutura completa, incluindo resorts de luxo, além das pousadas.

A rua Pedro Longo concentra a maior parte dos bares e restaurantes, onde é possível saborear delícias típicas da região e a famosa pizza a metro. O agito fica por conta do tradicional forró pé-de-serra ou, se preferir, da moderna música eletrônica
Itacaré
Fonte: http://guiadolitoral.uol.com.br/

Praias - Itacaré

Praias - Itacaré
Jeribucaçu, Hawaizinho e Burundanga:
Estas três maravilhas apresentam características bem parecidas. São praias semidesertas, desbravadas, geralmente, por praticantes de trekking e aficionados por um bom surf. O isolamento se justifica pelo difícil acesso, feito somente por mar ou pelas trilhas que cortam a mata nativa. Os obstáculos encontrados no caminho fazem delas as praias mais preservadas de toda a Itacaré.

Praia da Coroa:
A praia é a mais central da localidade, já que se estende em paralelo à Avenida Beira Mar. Possui areias bastante extensas, ideais para o beach soccer, vôlei de praia e caminhadas. A grande curiosidade do local ocorre com a mudança da maré, que cheia apresenta águas salgadas, e na vazante, praticamente doce.

Praia da Costa:
Como a maioria das praias de Itacaré, é considerada perfeita para o surf. As águas, apesar das ondas, oferecem condições para o banho em quase todas as fases da maré. A infra-estrutura do local é boa, com acomodações e barracas de praia.

Praia da Ribeira:
Esta praia é uma das mais belas de toda a Itacaré, apresentando uma faixa larga de areias alvas e águas boas para o banho. O grande destaque do lugar fica por conta do singelo Riacho do Ribeira, que corta as areias da praia e ainda tem suas águas represadas numa piscina de concreto. A partir deste ponto inicia-se uma trilha ecológica em direção à linda "Prainha".

Praia de Itacarezinho:
Maior praia de Itacaré, com cerca de 12 km, conta com belas paisagens, que misturam coqueiros, manguezais e areias "intermináveis". No local, uma linda bica de água doce despenca direto na areia, proporcionando aos visitantes banhos deliciosos. Em toda a sua extensão, apresenta alguns trechos de areias desertas e vários pontos excelentes para o mergulho.

Praia do Rezende:
Praia semideserta e de boa localização, apresenta ondas de força moderada, que propiciam o banho em qualquer fase da maré. Suas areias são margeadas por duas grandes elevações rochosas, que separam a enseada das outras praias. O local oferece boa infra-estrutura, já que se encontra bastante próximo ao centro.

Praia de São José:
Super isolado, talvez seja este o local que sintetiza melhor as belezas de Itacaré. Em meio à Mata Atlântica, descortina-se uma bela enseada, de mar azul e transparente, ideal para um surf de alto nível. Mesmo sendo semideserta, apresenta razoável infra-estrutura.

Praia da Tiririca:
É aqui que acontecem as maiores competições de surf da região. Uma bela enseada de águas esverdeadas que também oferecem boas condições para banho. As barracas instaladas na praia oferecem ao turista boa infra-estrutura, com o preparo de deliciosos pratos típicos.

Praia do Centro:
Como o próprio nome pressupõe, fica localiza dentro da área urbana da cidade. Suas águas misturam rio e mar, apresentando boas condições para banho durante a vazante da maré. Nestas ocasiões, surgem bancos de areia que permitem caminhadas de encontro ao mar, que se distancia das muretas da orla. Apresenta boa infra-estrutura, com pousadas e barracas de praia.

Praia do Ciríaco:
Cercada de uma natureza exuberante e isolada do resto das praias, é bastante procurada para a prática do "top less". No local, há uma pequena caverna habitada por centenas de morcegos, chamados pelos nativos de "ciroácos". Pela dificuldade no acesso, ainda não conta com grande infra-estrutura.

Praia do Pontal:
Localizada em frente à foz do Rio de Contas, com mais de 10 km de extensão, a praia tem acesso difícil, feito apenas por embarcações fretadas. Suas ondas são fortes, tornando-a perigosa para o banho. Seu fundo de areia, no entanto, faz com que o surf seja mais seguro.

Praia da Engenhoca:
Em baixo das sombras dos coqueiros, a sensação de paz é completa. A paisagem ainda inclui, extensas areias, Mata Atlântica intocada e um mar revolto, que propicia um dos melhores surfes de Itacaré.

Praia de Piracanga:
Um pedacinho do paraíso encravado no coração do santuário ecológico do Rio Piracanga, local que apresenta um dos ecossistemas mais preservados de toda a região. Sua biodiversidade inclui espécies nativas da flora e da fauna, como o mangue, pau-brasil, garças, mico-leão-dourado, entre outros.

Prainha:
Eleita pelas principais revistas de turismo, como sendo uma das 10 mais belas praias do país, a Prainha encontra-se quase "privatizada", cercada por propriedades particulares, que regulam o seu acesso. Para chegar a este milagre da natureza, percorre-se uma trilha de aproximadamente meia hora, cortando trechos de mata nativa e belas cachoeiras, fazendo com que qualquer esforço seja recompensado.

Praia da Concha:
É a que mais fica perto da cidade e a mais frequentada. Possui águas calmas, praticamente sem ondas, e traz na sua paisagem um mar esverdeado e muitos coqueiros. Várias cabanas servem bebidas e tira-gostos, fazendo dela o point mais agitado de Itacaré no Verão.

Nenhum comentário: