Iniciou a campanha “Eu amo Jeri, por isso eu cuido”, grupo gestor do turismo local mostra como a gestão participativa e ideias simples podem melhorar a vida de moradores e turistas.
Um paraíso ecológico e que necessita de preservação. Ao mesmo tempo, uma vila pequena, destino de cada vez mais turistas que desejam urbanização e infraestrutura. Nesse contexto, surge a campanha “Eu amo Jeri, por isso eu cuido”. Resultado de reuniões entre o governo estadual e municipal e moradores locais de Jijoca de Jericoacoara, no litoral oeste do Ceará, a campanha estabeleceu diretrizes para o funcionamento do trânsito na vila durante o Reveillon, época em que a região recebe número elevado de turistas e o tráfego de veículos dificulta a circulação das pessoas.
Segundo Mota, a ação foi um sucesso e faz parte de um projeto piloto. “A previsão é que as regras se estendam para todo o ano. Durante o piloto, percebemos que havia falhas, ajustes eram necessários. Agora estamos conversando com a comunidade, com os turistas e governo para fazer as correções. A ideia é continuar com a ação que agradou aos turistas e à população”, ressalta. E, acrescenta, “pessoas de outras praias nos visitaram para entender melhor a ação, pois enfrentaram problemas semelhantes no fim do ano”.
Fonte: Mturismo
Fonte: Mturismo
2 comentários:
Nossa muito bom está iniciativa, estão de parabéns. É nestas grandes criações,iniciativas boas,ou seja ótimas, que todos terem mas consciência de dizer SIM a preservação,e NÂO para os poluídores.
Ahhhh... Sinceramente? Jeri não me deixou saudades em 2009. Voltei para lá, depois de 17 anos (quando ainda ía para ficar na casa dos pescadores e fazer escambo) para mostrar ao meu filho um lugar que amara. Mas que decepção! Parece mais a feira internacional do artesanato... Perdeu o seu encanto! E por todo canto o que vi foi: lixo, sujeira (incluindo o mar poluidíssimo, incluindo o aviso dos nativos para não tomarmos banho lá) e pousada de péssimo atendimento. Sinceramente? Nunca mais volto lá... Talvez campanhas e campanhas de turismo ecológico, de preservação ambiental, de respeito aos nativos, de resgate da vida e da tranquilidade possam fotografar o que vi e vivi muitas vezes lá... Mas que hoje penso ser apenas um suspiro... Beijos
Postar um comentário