Um rico patrimônio natural e cultural faz da capital baiana o terceiro destino do país
O que explica o fascínio do mundo por Salvador? Sol e praia, gastronomia diversificada, tradição musical ou riqueza natural e arquitetônica? De fato não se pode sintetizar, mas o Instituto de Pesquisa Vox Populi ratifica não apenas a vocação turística da primeira capital, mas também um conjunto de iniciativas públicas municipais que potencializam a sua capacidade receptiva.
Em uma pesquisa realizada com 2.405 turistas de 27 paises, Salvador despontou como o terceiro destino mais procurado do país (primeiro do Nordeste) ficando atrás do Rio de Janeiro e São Paulo. O presidente da Empresa de Turismo Salvador (Saltur), Cláudio Tinoco, explica que, além dos atrativos, a cidade conta com uma infraestrutura de receptivo capaz de acolher os segmentos de lazer, cultura, religioso, negócios e eventos, além da vocação histórica para o turismo étnico.
Tinoco pontua que a Prefeitura Municipal, através da Saltur, tem investido em ações para potencializar o desempenho turístico. “Salvador tem duas grandes vitrines: o Pelourinho e a Bahia de Todos-os-Santos”, observa. “Agora com a delimitação dos Sete Pontos Mágicos, através do voto popular pela internet, estamos organizando outros roteiros para cidade”, observa.
O presidente destaca que a Saltur vem trabalhando junto aos órgãos municipais para realização de ações nesses pontos específicos (Centro Histórico, Península de Itapagipe (Bonfim-Ribeira), Contorno-Comércio, Barra, Itapuã, Dique do Tororó e Baía de Todos-os-Santos). Outra medida importante realizada pela Prefeitura é a Operação Choque de Ordem, voltada para garantir o ordenamento do comércio informal e a manutenção dos espaços físicos nas diversas áreas da cidade, o que permite o aperfeiçoamento da atividade.
No sentido de regulamentar a realização das festas populares, inclusive o Carnaval, a Prefeitura está finalizando o Estatuto das Festas Populares. Com a normatização, a ser publicada no Diário Oficial do Município (DOM), será garantida a ocupação racional dos espaços públicos, segurança, acessibilidade e respeito aos soteropolitanos e turistas.
O documento determinará as regras para o desfile de entidades culturais, trios elétricos e congêneres, a instalação e exploração de serviço especial de camarote, praticável, arquibancada e palcos. Também serão ordenados a emissão sonora, exibição de publicidade, sistema de trânsito e transporte, coleta e tratamento de resíduos sólidos e tudo o mais que se faz necessário para a realização de eventos populares.
A Saltur iniciou um curso de capacitação para ambulantes, em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O objetivo do curso é qualificar os vendedores para o atendimento ao público.
Tinoco lembra ainda as intervenções da Prefeitura Municipal no Pelourinho para promover a revitalização do local, garantido o fluxo não apenas de turistas, mas principalmente dos soteropolitanos. A criação da subprefeitura para aproximar mais a comunidade do poder municipal, a intensificação da limpeza e da iluminação e o ordenamento de ambulantes são iniciativas que já apresentam resultados positivos junto à população.
No local, os agentes da Guarda Municipal fazem a ronda diária das 8 às 22 horas, garantido a integridade do patrimônio público do município. A presença dos agentes também inibe a prática de pequenos delitos, como furtos e uso de drogas, contribuindo com o trabalho da Polícia Militar.
Outro órgão que tem atuando intensamente no Pelô é a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social (Setad). Através do projeto Salvador Cidadania, o órgão promove a reintegração social dos cidadãos em situação de rua, possibilitando o retorno para seus locais de origem, regulamentação da situação cívica, auxílio moradia e até capacitação para o mercado de trabalho.
Tinoco destaca ainda que, em cinco anos, Salvador teve um crescimento de 400% no fluxo de turismo de cruzeiros. O dado ratifica o maior aproveitamento da Baia de Todos-os-Santos e a competência da cidade para a recepção desse turista.
Outro segmento que se destaca na capital baiana é o de negócios e de eventos. Somente no ano passado, esses segmentos movimentaram 65% da indústria turística, colocando Salvador como o 3º centro receptivo do país. O gasto diário médio desses visitantes é em torno US$ 200 a mais que os turistas de lazer. Enquanto estes gastam, em média, US$ 100 por dia, os turistas de negócios e de eventos têm um gasto diário de US$ 300.
Para potencializar essa atividade, a Saltur desenvolveu, este ano, com a Salvador Convention Birot, um projeto de atratividade para 120 profissionais de operadoras de turismo dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília, além dos paises associados ao Mercosul.
O projeto corresponde a um funtur (canal de estímulo à comercialização do produto turístico) no qual foram apresentadas as potencialidades do receptivo para estes segmentos, bem como detalhamentos sobre os aspectos culturais e naturais do Salvador.Fonte: Secom
2 comentários:
oi tia eliane...
adorei,nossa sua inteligencia é um livro com infinitas paginas,onde a cada dia jesus lhe dar mais e mais sabedoria...
toda a sorte do mundo a voce!
estamos sempre aqui com a nossa simplicidade para recebe-la com todo carinho!
um abraço grande!
lucia
Oi Lucia,
Que bom vc por aqui!Sempre me deixa emocionada com suas palavras!
bj
Um dia desses apareço!Saudade!
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