domingo, 22 de agosto de 2010

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O mundo automobilístico num hotel

Os amantes por automóveis vão ficar loucos com este hotel na Alemanha que oferece aos seus hóspedes quartos decorados com peças originais do mundo automobilístico.

O próprio nome do estabelecimento, "V8 Hotel", já é suficiente para despertar a curiosidade dos visitantes de Stuttgart. A propósito, a cidade é a terra dos carros. Modelos da Mercedes-Benz, Maybach ePorsche saem de lá para o mundo.

O luxuoso hotel 4 estrelas disponibiliza 34 quartos, sendo quatro individuais, 19 duplos, 10 salas temáticas e uma torre, todos projetados dentro da temática. Com design Bauhaus clássico, os dormitórios do "V8" incluemCadillac dos anos 70, um car-wash Mercedez-Bens, Zaplin, um Morris Minor garage e muito mais.

Na baixa temporada, por cerca de £321 (R$850) a noite, o hóspede pode permanecer nos 120m² da suíteZeppelin com direito a sauna e terraço ou dormir em um lava rápido.

Fonte: Redação Terra



Brasil terá nova classificação hoteleira em outubro

Em outubro, o Brasil vai conhecer seu novo sistema oficial de classificação de meios de hospedagem. O anúncio foi feito pelo diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo (MTur), nesta quarta-feira (18), no Rio de Janeiro (RJ), durante o Congresso Nacional de Hotéis (Conotel 2010).

A nova classificação prevê sete tipos de meios de hospedagem – hotel, pousada, hotel-fazenda, hotel histórico, cama & café, flat e resort. O sistema foi construído após uma análise da experiência de 24 países e de forma participativa, durante oficinas que contaram com a participação de empresários, acadêmicos e sociedade civil.

“Entre os dias 18 de março e 23 de maio deste ano, o link da classificação hoteleira no Portal do Turismo teve 6,4 mil acessos. Além disso, mais de 300 especialistas participaram das oficinas de construção das matrizes. Isso mostra que o sistema foi elaborado da forma mais democrática possível”, afirmou o diretor.

A adoção do sistema, segundo Moesch, terá caráter voluntário. No entanto, o registro no cadastro oficial de prestadores de serviços turísticos do MTur (Cadastur) é um requisito obrigatório para a classificação. “A base das matrizes são infraestrutura, serviços e sustentabilidade. Será um instrumento de comunicação com o turista e o mercado”, acrescenta.

A validade será de três anos, diferente do sistema anterior, de 1990, que previa a renovação anual. O sistema também não prevê pontuação. Os meios de hospedagem classificados serão identificados por estrelas e deverão atender a itens mandatários (obrigatórios) ou eletivos (flexíveis). Para receber a classificação, o equipamento deverá cumprir todos os requisitos obrigatórios e 30% dos eletivos.

PRÓXIMOS PASSOS

De acordo com o Ricardo Moesch, nos próximos meses serão realizadas ações de disseminação, mobilização e sensibilização, além de cursos de formação de inspetores.

“A qualidade é uma das preocupações do MTur. Não basta ter infraestrutura e aeroportos, é necessário também oferecer um bom atendimento. Incentivar a qualificação é incentivar a qualidade dos serviços”, afirmou o diretor.

O projeto de classificação hoteleira é uma parceria do MTur com o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) e a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM).

MTurismo


domingo, 15 de agosto de 2010

Cruzeiro fará a mesma rota do Titanic


Um cruzeiro no Atlântico lembrará o centenário do afundamento do Titanic em abril de 2012, com participação de familiares de mortos do naufrágio mais famoso do século 20.

Organizadores do evento informaram neste domingo que o cruzeiro Balmoral vai zarpar do porto de Southampton, no sul da Inglaterra, em 8 de abril de 2012, na mesma hora em que oTitanic zarpou 100 anos antes, e navegará em direção a Nova York pela mesma rota feita há um século no navio mais seguro do mundo.

No mesmo ponto e na mesma hora em que o Titanic colidiu contra um iceberg em águas do Atlântico Norte, a bordo doBalmoral será realizada uma cerimônia para lembrar os 1.517 falecidos.

Está previsto que no navio viajem, entre outros, o escritor Arthur Cropley, sobrinho-neto de Charles Herbert Lightoller, o segundo oficial do Titanic, que sobreviveu ao naufrágio. Quem também já reservou passagens foi Jane Allen, familiar do passageiro Thomas Pears. "Reservamos porque desejávamos fazer uma homenagem ao nosso familiar que morreu noTitanic. Sua história foi parte muito importante de nossas vidas. Sua viúva Edith sobreviveu em um bote salva-vidas".

Outro passageiro será Philip Littlejohn, neto de outro sobrevivente da tragédia, Alexander James Littlejohn, que trabalhava entre as pessoas que assistiam os passageiros da primeira classe. "Tenho certeza que meu avô estaria orgulhoso de compartilhar sua história com os passageiros doBalmoral. Será um momento muito emocionante", explicou.

O Balmoral, que habitualmente opera para a companhia de transporte marítimo Fred Olsen Cruise Lines, foi contratado para a ocasião pela agência britânica de viagens Miles Morgan Travel.

A agência assegurou que já tem reservas procedentes de todo o mundo e informou que os viajantes do Balmoral desfrutarão de um menu inspirado nos pratos que foram servidos no Titanic, acompanhados da música que era tocava na época.


Alegria



Ele sempre estava ali. Presente com palavras. Era muito bom ler tudo que ele escrevia. Mesmo às vezes não sendo dele. Mas, nos alimentava. Aí de um hora pra outra ele vai embora. Não fala nada, a não ser o silêncio. Esse sim, falou bem alto. Mas sabia onde encontrá-lo. Aí todos os dias eu ia lá e lia tudo que ele escrevia. Quem começa a ler sua escrita não consegue deixar. Ontem ele voltou. Agora não preciso mais ir lá, recebo aqui em casa. O tempo que passou quando ele foi embora só deu pra ter certeza de uma coisa: saudade! E o retorno outra certeza: alegria!
Bem vindo!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Salvador ganha mais um atrativo turístico: monumento em homenagem a Ayrton Senna


O prefeito de Salvador, João Henrique, faz uma homenagem a Ayrton Senna e inaugura monumento esculpido pelo artista Bel Borba no circuito da Stock Car que também foi batizado com o nome do piloto.

domingo, 8 de agosto de 2010

Feliz dia dos pais




Os dois maiores amores da minha vida. Um filho e também um pouco meu pai. O outro pai e as vezes filho. Aos dois digo que não existem palavras para agradecer a presença de vocês em minha vida! Encontro paz, segurança, amor, respeito e todas as virtudes nos dois. Portanto que tenhamos um dia e uma vida feliz, sempre!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Patrimônio Mundial da Unesco acrescentou 21 novos sítios à lista do Patrimônio Mundial


O Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco acrescentou 21 novos sítios à lista do Patrimônio Mundial, que vão desde a Ilha de Reunião a grutas pré-históricas no México, em seu 34ª encontro celebrado em Brasília, que também abordou temas como a maior representatividade dos países em desenvolvimento.

A cidade episcopal de Albi na França; o Atol de Bikini das Ilhas Marshall (que sofreu 67 explosões nucleares entre 1946 e 1954); o conjunto de canais de Amsterdã do século XVII e o Bazar histórico de Tabriz, no Irã, são alguns dos novos locais, incluídos na lista do Patrimônio reconhecido pela Unesco ( agora são 911 em todo o mundo).

Um dos últimos sítios acrescentados à lista nesta segunda-feira foi uma área de 100.000 hectares, ou quase a metade da Ilha francesa de Reunião, no Oceano Índico, "cenário de máxima beleza e biodiversidade única", destacou Tim Badman, da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), que recomendou a inscrição.

Foram também reconhecidos a cidade imperial Thang Long do século XI (Vietnã) e, no México, o 'Camino Real de Tierra Adentro' (utilizado desde o século XVI para transportar a prata entre México e Estados Unidos) e as grutas pré-históricas do Vale Central de Oaxaca.

Cinco outros locais foram introduzidos na lista do Patrimônio em perigo, entre estes as florestas tropicais de Atsinanana em Madagascar e o Parque Nacional Everglades nos Estados Unidos.

As Ilhas Galápagos, laboratório das teorias da evolução de Charles Darwin, foram os únicos lugares que deixaram a lista do Patrimonio em Risco, num reconhecimento ao esforço do Equador para enfrentar o turismo descontrolado, a pesca em excesso e a introdução de espécies não autóctones.

A cidadela Inca de Machu Picchu no Peru também não foi integrada a essa lista de risco.

Dos 21 novos sítios reconhecidos como Patrimônio Mundial, 15 pertencem a países em desenvolvimento.

"Houve voz dos países do Sul nesta 34 Convenção do Patrimônio Mundial celebrada em Brasília", resumiu, como um dos aspectos mais destacados do encontro, o vice-diretor de Cultura da Unesco, Francesco Bandarin.


Um tema presente na convenção foi o pedido do ministro de Cultura do Brasil, Juca Ferreira, de um debate maior na Unesco por mais representatividade dos países do Sul na lista do Patrimônio Mundial. "Existe um certo desequilíbrio, de modo que os bens culturais de Africa, América Latina e uma parte da Ásia não estão tão presentes" como a milenar cultura europeia, disse.

Outra questão levantada foi o reconhecimento de patrimônios fora de Estados, como os territórios Palestinos. "Promovemos conversações entre Israel e representantes palestinos", disse o vice-diretor de cultura da Unesco, que citou como bens a serem reconhecidos a Igreja da Natividade, em Belém, e Jericó.

A recuperação do patrimônio perdido no Haiti depois do terremoto sofrido este ano ocupou, também, algumas reuniões paralelas.

Os trabalhos no Brasil do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco começaram no dia 25 de julho e se estendem até amanhã, terça-feira, numa última jornada de deliberações internas.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

"Projeto Fátima Acessível, porque o Evangelho é para todos"

Visitem o blog: http://turismoadaptado.wordpress.com/

"O nosso tempo tem visto crescer continuamente a atenção às pessoas portadoras de qualquer tipo de limites corporais ou espirituais. No fundo, trata-se de uma redescoberta e reafirmação, em moldes modernos, da predileção pelos mais pequenos mostrada por Jesus no Evangelho.

O texto de Isaías, citado por Jesus no Evangelho de Lucas (4, 18-19), centra o seu anúncio numa especial atenção ao ser humano em todos os seus limites: anunciar a boa nova aos pobres, a libertação dos cativos, a vista aos cegos, a liberdade aos oprimidos, a proclamação de um ano favorável do Senhor.

Se isso se pode entender num sentido simbólico, como alusão aos dramas morais vividos no interior do ser humano, pode também entender-se num sentido mais realista, como alusão à doença, deficiência ou limite do foro fisiológico. De uma forma ou de outra, são realidades presentes na experiência humana, limites à sua participação plena na vida social e eclesial.

A diocese de Leiria-Fátima, vive o primeiro ano de um plano pastoral que a convida a refletir sobre o acolhimento como primeira atitude pastoral. Nesse mesmo sentido, o Santuário de Fátima iniciou um trabalho de reflexão sobre o modo como está a acolher os diferentes tipos de peregrinos que ali acorrem. Verificou que alguns sectores de peregrinos, portadores de limites especiais de audição, visão ou locomoção, precisavam de uma particular atenção.

A peregrinação de Cegos realizada no passado dia 24 de Junho, Sábado, constituiu um importante momento na vida de algumas dezenas de pessoas. Alguns já tinham peregrinado a Fátima, outros não. A audio-descrição do interior da Basílica, com especial relevo para os túmulos dos Pastorinhos, seguida de uma visita táctil aos monumentos, deu-lhes a possibilidade de perceberem uma realidade à qual nunca tinham tido acesso.

A oração do Rosário na Capelinha das Aparições, com audio-descrição do local; a visita táctil ao lugar, incluindo uma imagem de Nossa Senhora de Fátima; a execução dos cânticos por um grupo de senhoras cegas proporcionaram experiências inesquecíveis. A visita à Casa de Lúcia, ao Poço do Arneiro, aos Valinhos e à Loca do Cabeço ajudou a colher uma Mensagem que a visão nunca pode proporcionar-lhes.

No dia 25 de Junho, Domingo, realizou-se a peregrinação de Surdos. A utilização de ecrã gigante no recinto do Santuário, com video-imagem da celebração, interpretação em Língua Gestual Portuguesa e legendagem ao vivo, permitiram uma participação muito mais ativa. Um esforço conjugado de várias instituições e pessoas, longo tempo de preparação, meios técnicos dispendiosos, disponíveis.

Estas duas realizações permitiram experimentar e testar um conjunto de meios e formas inovadoras no contexto de Fátima e da Igreja em Portugal, que deverão ter continuidade e novos desenvolvimentos.

Outros passos deverão ser dados no futuro, partindo da convicção de que o Evangelho é para todos e de que as novas tecnologias vieram trazer possibilidades de comunicá-lo que estão ainda muito longe da comum utilização."

Fonte: http://turismoadaptado.wordpress.com/2010/07/31/projeto-fatima-acessivel-porque-o-evangelho-e-para-todos/

domingo, 1 de agosto de 2010

Debate fraco, o tema turismo mais ainda!


Os candidatos ao Governo do Estado do Ceará participaram hoje de um debate. Ao falar do tema "turismo", resposta fragmentada, sem consistência.

É bom lembrar que mais que um produto formatado as praias são as representações dos diversos "Cearas". O turismo sol e praia é legítimo! Não concordo chamar atividade turística: "Indústria sem chaminé" - o turismo mal planejado traz poluição pra alma do lugar.

Está mais do que na hora do tema turismo ser discutido com profundidade. Sair do lugar comum! Das respostas decoradas sem vivência.