terça-feira, 27 de julho de 2010

Saudade

Saudade dos dias de catar buzos na praia da Quixaba! Saudade daqueles dias!

terça-feira, 20 de julho de 2010

3 anos sem ACM



"Três anos após a morte do senador Antonio Carlos Magalhães, a família do político baiano lançará a pedra fundamental de um antigo sonho ao assinar o estatuto do Instituto Antonio Carlos Magalhães de Ação, Cidadania e Memória (IACM), espaço que está sendo erguido para homenagear o baiano.

Voltado para a formação de gestores públicos e privados, o IACM será inaugurado em 4 de setembro, data em que ACM completaria 83 anos. O instituto será sem fins lucrativos e não terá vinculação política. Abrigará um museu com fotografias, vídeos, áudios de discursos e objetos pessoais do senador, cedidos por sua família, e terá também uma biblioteca com 4 mil livros de seu acervo pessoal.

“O objetivo é que o instituto seja um espaço apartidário, onde todos tenham acesso a informações sobre ACM”, explica Renata de Magalhães Correia, neta e uma das idealizadoras do projeto. Segundo ela, sua a vó, dona Arlette Magalhães (viúva do político), foi a grande motivadora do instituto, junto como senador Antonio Carlos Júnior e o deputado ACM Neto.

Dona Arlette será a presidente de honra do IACM, que será localizado no Pelourinho, bairro que foi revitalizado por ele em 1990. “O desenvolvimento cultural do estado também é um de nossos focos”, conta Renata. Por meio de parcerias com a iniciativa privada, estão sendo programados cursos e palestras para estudantes do ensino médio e superior.

Artistas da cena baiana, como Durval Lélys, Bel Marques e Ivete Sangalo, também estão envolvidos no projeto. Com mandato de cinco anos, eles fazem parte do Conselho Consultivo, que será o órgão que atuar na assessoria do instituto. Ricardo Chaves, Daniela Mercury, Gal Costa e Margareth Menezes são outros integrantes do conselho, que também conta com nomes ligados à política e à educação.

O poder da atração (Jairo Costa Júnior)
Polêmico, conhecido pelo temperamento forte e intransigente quando o assunto era a política, sobretudo em defesa da Bahia, Antonio Carlos de Peixoto Magalhães, ou simplesmente ACM, tinha algo que só é comum aos homens de intenso carisma: a capacidade de funcionar como um ímã, de atrair a atenção de personalidades das mais diversas esferas, da religião ao esporte, do teatro à música, mesmo que elas não comungassem com suas posições ideológicas.

Tal capacidade fazia de ACM uma referência para artistas, atletas, líderes religiosos e políticos de várias partes do mundo. Até sua morte, em 20 de julho de 2007, recebia com frequência, na Bahia ou em Brasília, figuras acostumadas aos holofotes, seja para ouvir uma reivindicação, seja apenas para receber o apoio durante as disputas eleitorais ou em momentos de crise.

A lista de celebridades é grande, mas uma amostra do seu poder de atração pode ser vista abaixo: Paulo Gracindo, Fernanda Montenegro, o papa João Paulo II, Mãe Menininha do Gantois, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Dorival Caimmy, Zico, Bell Marques, o 007 Roger Moore, Jorge Amado, Gonzagão, Irmâ Dulce, Carlinhos Brown, Gal Costa, Dona Canô e Baby Consuelo formam apenas uma pequena parcela das centenas de figuras que dialogaram com o baiano nas suas mais de cinco décadas dedicadas à vida pública."

Fonte e Fotos: Joernal Correio da Bahia http://migre.me/YBkD

terça-feira, 13 de julho de 2010

O Nordeste está aqui: http://www.nordesturismo.com.br/

Em: www.nordesturismo.com.br

Pensamento do Dia

Dedico a muita gente....muita mesmo!!!

"As amizades que nascem do interesse, por interesse terminam" (Antonio Guevara)

Vôos comerciais com combustível de algas

Com o fim iminente do petróleo em algumas décadas e a necessidade de reduzir o impacto de energias fósseis no meio ambiente é preciso encontrar combustíveis alternativos. Os agrocombustíveis, possíveis substitutos do ouro negro, causam polêmica pelo fato de serem – segundo seus críticos -- concorrentes da indústria alimentícia. Uma possível solução é o desenvolvimento de combustíveis a base de algas.

A idéia, estudada por pesquisadores brasileiros há pelo menos duas décadas, está sendo levada muito a sério por pesquisadores europeus e grandes empresas petrolíferas. Alguns testes foram feitos recentemente pela Airbus e pela Boeing, com aviões movidos a combustível de algas. Os resultados foram alentadores.

As algas têm fortes vantagens para servir como base a combustíveis no futuro: elas não são concorrentes da agricultura, já que não precisam de terras ou de irrigação, sua exploração não polui e os combustíveis emitem de 15% a 20% menos gás carbônico do que os carburantes fósseis. Um ponto negativo é que o processo industrial de concentração, separação e secagem das algas faz com que o custo de produção seja ainda bastante alto, chegando a aproximadamente 20 reais por litro.

Duas das maiores empresas do ramo da aviação, a Airbus (Europa) e a Boeing (Estados Unidos), estão de olho na algacombustível. A empresa americana fez voar um avião militar com uma mistura composta meio a meio por carburante tradicional e carburante de algas. Mas o maior avanço foi dado pela Airbus, que colocou no ar um avião alimentado 100 % com algacarburante nos céus de Berlim, dia 8 de junho. Estima-se que os primeiros vôos comerciais com esses combustíveis possam ocorrer já em 2011.

Fonte: http://meioambiente.terra.com.br e http://www.fontesnaturais.com.br




segunda-feira, 12 de julho de 2010

Rally PIOCERÁ/2011

Em: www.nordesturismo.com.br

Eike Batista compra Hotel Glória

"O empresário Eike Batista concluiu, por R$ 80 milhões, a compra do Hotel Glória, um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro, administrado pela família Tapajós desde a década de 1920. O executivo, que já atua nos setores de mineração, petróleo, gás, energia e logística, agora consolida sua entrada no ramo hoteleiro. O Glória deve passar por uma ampla reforma, que se estenderá por cerca de dois anos, período em que permanecerá fechado para hóspedes.
Queremos restaurar o charme dos anos 20 do hotel”, disse o novo proprietário. De acordo com Batista, em torno de 20% do edifício servirá como sede das empresas do grupo do empresário. “O restante vai ser um super-hotel”, disse. O empresário pretende abrir uma concorrência entre escritórios de arquitetura para escolher quem irá comandar a reforma do edifício. “Será um escritório carioca. Só para matar os paulistas de inveja”, brincou Batista.

Um dos mais cultuados hotéis do Rio, o Glória foi inaugurado em 1922, ano do centenário da Independência do Brasil, com a presença do presidente Epitácio Pessoa. A festa de inauguração durou três dias. O primeiro prédio de concreto armado do País foi idealizado pelo arquiteto francês Jean Gire, em estilo art nouveau. Desde essa época, o hotel sempre foi freqüentado por políticos - os presidentes Lula, Fernando Henrique Cardoso e Itamar Franco hospedaram-se ali em diversas ocasiões -, artistas e as mais diversas personalidades nacionais e estrangeiras, o que lhe conferiu glamour e sofisticação. A decoração é elegante, com mobiliário dos anos 20, tapetes persas e obras de arte. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo."

Fonte: http://portalexame.abril.com.br/ae/economia/m0154905.html

Na Coluna de @brunoastuto http://bit.ly/c97sFz: "

"O Hotel Glória, que passará a se chamar Glória Palace quando for reinaugurado no final de 2011, além de manter sua suíte presidencial e o heliponto, vai contar com mais três suítes top, com direito a piscina privativa. Os banheiros serão moderníssimos, com pias duplas e banheiras.

No final deste ano, Eike Batista vai abrir a concorrência — que promete ser disputadíssima — para escolher quem vai decorar o hotel. Outra disputa deve ser pela administração do spa, que também será aberto a não-hóspedes. Diversos grupos demonstraram interesse, entre os quais as redes que cuidam dos centros de bem estar do Fasano e do Copa. Já a ideia de criar no Glória uma filial do Mr. Lam foi abortada. Sabendo disso, vários donos de restaurantes da cidade também se manifestaram, querendo arrendar o ponto.

O investimento na reforma do edifício, que manterá o projeto original do arquiteto Joseph Gire, de 1922, custará R$ 200 milhões ao grupo EBX. O escritório HMA Arquitetura e Planejamento cuida das fachadas."

domingo, 11 de julho de 2010

As novas mídias e o velho e bom jornalismo

Em: www.nordesturismo.com.br

O município mais indígena do Brasil


Em São Gabriel da Cachoeira (AM) 90% do município é indígena, incluindo o prefeito e seu vice, eleitos em 2008. Fica às margens do Rio Negro, a 850km de Manaus. As opções são barcos, em uma viagem de três ou quatro dias, ou vôos que partem da capital.
A maior parte do território do município é pura Floresta Amazônica, salpicada por tribos indígenas, o que o torna um destino de sonho para ecoturistas e interessados em mergulhar na cultura desses povos. O visitante deve, no entanto, ter em mente que a cidade é pobre e sem muita infra-estrutura para acolhê-lo, com acomodações e restaurantes simples e em número reduzido.
Além de cultura, São Gabriel da Cachoeira, como seu próprio nome diz, é natureza. Há a floresta, ainda mais surpreendente ao vivo do que nas fotografias; as cachoeiras, fruto da fusão das águas com o relevo acidentado; e o Rio Negro, que forma praias em suas margens durante a seca (entre setembro e janeiro). A cidade também é o principal ponto de apoio para quem quer escalar o Pico da Neblina. O passeio precisa ser feito com guia e combinado com a administração do parque nacional que leva o nome na montanha.
Fonte e Foto: http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo

sexta-feira, 9 de julho de 2010

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Viajar




“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

domingo, 4 de julho de 2010